Formatura dos novos guardas de Itapevi e Jandira acontece em 26 de fevereiro

formatura_guardasJandira1A partir de 26 de fevereiro, as cidades de Itapevi e Jandira passarão a contar com novos guardas municipais. Esta é a data prevista para a realização da cerimônia de formatura de 49 novos membros das duas corporações, que contribuirão para ações de segurança nos municípios.

O evento – que faz parte do cronograma de atividades relacionadas ao aniversário de 52 anos de emancipação político-administrativa de Itapevi – acontecerá na Praça 18 de Fevereiro, no Centro de Itapevi, a partir das 9h30, e contará com a participação de autoridades das duas administrações municipais.

Segundo a Secretaria de Segurança, deverão ser formados 31 novos profissionais para a Guarda Municipal de Itapevi e 18 para a corporação de Jandira. Ministrado pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi, vinculado à Secretaria de Segurança, o curso vem sendo desenvolvido ao longo de noventa dias, de segunda-feira a sábado.

Entre os temas desenvolvidos, estão técnicas operacionais, armamento, procedimentos gerais, radiocomunicação, civismo, história do município, língua portuguesa, direção defensiva, prevenção a entorpecentes, preservação ambiental, condicionamento físico, defesa pessoal, ordem unida, trânsito, direitos humanos, funções e atribuições do Guarda Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Segurança de Itapevi, Kleber Ferreira Maruxo, os futuros agentes já absorveram muitos dos valores inerentes aos guardas municipais. “Além das disciplinas previstas no curso, temos estimulado a maior participação social dos aspirantes, como na arrecadação de donativos às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro, evento no qual a intervenção dos alunos foi fundamental. Sem dúvidas, já absorveram a principal função do guarda municipal, que é proteger o cidadão”, comentou Maruxo.

 

Itapevi forma guardas da região

Situada no bairro do Itaqui, dentro das instalações da Guarda Municipal, o Centro de Formação e Capacitação possui duas salas de aula com 40 lugares cada uma, sala com tatames para aulas de defesa pessoal, sala para condicionamento físico, um auditório com 80 lugares, refeitório e alojamento masculino e feminino.

Em dois anos, centenas de profissionais de segurança da região já passaram pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi, vindos das cidades de Embu-Guaçu, Araçariguama, Jandira, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Pirapora do Bom Jesus e Itapecerica da Serra.

A corporação tem colaborado também com as ações das forças de segurança (Polícias Civil e Militar), além de apoiar atividades de outros departamentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Demutran, Educação e Cultura, Assistência Social e Cidadania e Esportes e Lazer. “Temos uma das corporações mais bem preparadas da região, respeitada em toda a cidade e que exerce suas funções com cada vez mais dignidade e orgulho”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados