Formatura da 1ª turma do Curso de Libras é realizada pela Prefeitura de Itapevi

Os integrantes do Curso de Libras, ministrado pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e do Grupo de Apoio à Inclusão (GAI) participaram, na última sexta-feira (28), de uma cerimônia de formatura, realizada no auditório do Centro de Formação de Professores.

O curso teve como público alvo educadores da rede e profissionais de áreas afins, como por exemplo, agentes de saúde, além de pessoas da comunidade. Foram aplicados os módulos básico e avançado, totalizando 180 horas, com o objetivo de informar e oferecer suporte no atendimento aos munícipes com  deficiência auditiva e surdez.

Para o prefeito Jaci Tadeu, presente ao evento, os cursistas foram  pioneiros de um projeto que tende a crescer. “Após acompanhar esse belo trabalho  tão bem sucedido, nossa intenção é ampliar as vagas e capacitar  os funcionários que estão em contato direto com o público, para aprimorar a qualidade dos serviços  municipais também aos deficientes auditivos”, comentou.

Durante a formatura, o vice-prefeito Fláudio Azevedo, destacou a importância de capacitações que propiciem aos profissionais maior respaldo. “Esse curso em especial contribui para o processo de inclusão, bandeira que todos nós precisamos defender, por meio de iniciativas que garantam a interação social de maneira plena. “,disse Fláudio.

De acordo com a Secretaria de Educação, no módulo básico, os cursistas tiveram contato com os sinais básicos da língua, sendo capacitados a realizar abordagens simples de atendimento, possibilitando o conhecimento básico para comunicação com o deficiente auditivo. No módulo avançado, os professores foram preparados a interpretar e transcrever a língua de sinais, tendo contato ainda com conteúdos específicos de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Lilian Braga, esse conhecimento é primordial para aqueles que atuam em sala de aula. “É gratificante participar de um momento tão especial, que nos faz perceber a importância desse conhecimento para estabelecer comunicação com as pessoas surdas. Uma ferramenta fundamental para os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem”, comentou Lilian.

Já a vereadora Camila Godói falou sobre a importância de ferramentas como essa no nosso dia a dia. “Esta é mais uma  iniciativa que busca oferecer a oportunidade em adquirir o domínio  da linguagem de Libras, facilitando  a comunicação com os alunos surdos. O governo municipal está de parabéns pela ação.”, disse.

Prestigiando a cerimônia de formatura, estavam os familiares dos formandos,  Laila Chaluppe secretária da Mulher e o vereador Alexandre Rodrigues. Os alunos fizeram uma demonstração dos conhecimentos adquiridos, interpretando canções nacionais e internacionais, utilizando a linguagem dos sinais.

Ao final os formandos entregaram às autoridades uma apostila que foi produzida durante o curso que contêm modelos dos exercícios praticados em aula, e o exemplar de um livro em CD-ROM de história infantil, que também foi elaborado por eles, direcionado tanto para crianças surdas como também ouvintes.

Relacionados