Fláudio participa da abertura do 10º Congresso dos Estudantes da Unicamp

Fludio_participa_abertura_CongressoNa noite na terça-feira (4), o professor, sindicalista e vereador de Itapevi Fláudio Azevedo Limas (PT) participou da abertura do 10º Congresso dos Estudantes da Unicamp, juntamente com Gilmar Mauro, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Plínio de Arruda Sampaio Júnior, professor de Economia da Unicamp, Fernando Silva (Tostão), do Correio Cidadania, e Luiz Carlos Prates, do Conlutas.

A principal bandeira do Congresso é a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na educação.

Na oportunidade, os debatedores trataram sobre “Os Dilemas da realidade brasileira”. Fláudio pautou seu discurso com comparações entre o passado e o presente, nas áreas de educação e social. “Nasci e vivi minha infância e parte da juventude no município de Tremedal, que tinha aproximadamente 25 mil habitantes, próximo a Vitória da Conquista, na Bahia. Em 1975 vim para São Paulo. A merenda escolar, naquela época, não existia, as aulas aconteciam nas residências, as crianças tinham que trabalhar ao invés de estudar para garantir a alimentação da família. Hoje, faço questão de visitá-los e noto que a realidade é outra. Há água encanada, energia elétrica, crianças estão estudando e os adultos trabalhando e sustentando suas famílias. A realidade brasileira mudou muito nos últimos anos e, inclusive, com os governos petistas Lula e agora Dilma Rousseff”, destacou o vereador.

Ainda segundo ele, os professores eram semi-alfabetizados, ao contrário do que acontece atualmente. Ele também defendeu a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na educação, uma luta constante do Sindicato dos Professores. “Mas isso não basta, precisamos também discutir novas diretrizes e um projeto nacional que leva em conta a qualidade do ensino e a inserção de educandos no mercado de trabalho, onde o trabalho esteja a serviço do homem e não o homem escravo do trabalho, uma visão kantiana”.

O Congresso começou no dia 3 e segue até o domingo (9). Também estão sendo abordados outros temas como “Violência contra a mulher: não se cale”, “Avaliação do Ensino Superior”, “Combate às opressões”, “Movimento Estudantil”, Meio Ambiente, Educação e Saúde.

 

Relacionados