Farmácia Popular é mesmo necessária em Itapevi, depois que as redes privadas também aderiram ao Programa?

Farmaciacopy-7867861Apresentar programas de atendimento amplo e eficaz à comunidade é uma obrigação de todo governo. Em Itapevi está para ser inaugurada a Farmácia Popular, que oferecerá medicamentos a baixo custo à população. Isso será muito bom para quem já pode pagar por seus medicamentos e agora terá a opção de pagar ainda mais barato. Mas para quem não pode comprar sequer uma cartela de AAS, por causa da privação financeira, talvez este “benefício” passará a ser um verdadeiro problema. Se hoje já faltam medicamentos de uso emergencial e contínuo nos postos de saúde e no Pronto Socorro Central – SAMI – da cidade, imagina, então, quando esta farmácia for inaugurada. Muito provavelmente a resposta dada aos munícipes que necessitarem de remédio será: “Não temos aqui, mas você pode comprar bem baratinho na Farmácia Popular.” Será que pode mesmo? Será que para os munícipes que recebem salários baixíssimos e muitas vezes têm mais de um filho para sustentar pode pagar “baratinho” pelo medicamento que necessita tomar? Será que ele não prefere recorrer ás Unidades Básicas de Saúde e ao Pronto Socorro, ao invés de pagar bem baratinho? É necessário pensar.

Outra questão que agora entra em voga é o fato de as redes privadas de farmácias celebrarem convênio com o Governo Federal para a comercialização de medicamentos de uso continuado, com preços mais baixos, podendo mesmo chegar a 90% de desconto. Já se sabe que neste início, estarão à disposição do consumidor apenas algumas apresentações de princípios ativos para o tratamento de diabetes e de hipertensão. Mas a intenção é que outros medicamentos sejam incorporados ao programa em breve, ampliando a lista oferecida à população.

Dessa forma, qual a vantagem, hoje, de um município gastar com locação de prédio e instalação dos equipamentos, para fazer funcionar uma Farmácia Popular que já está sendo integrada às redes privadas? Não é o caso de questionar se mais uma vez o dinheiro público não está sendo mal aplicado no município? Por quê, ao invés de investir em um programa que já tem outros braços eficientes para desenvolvê-lo, a prefeitura de Itapevi não aplica este dinheiro em outras obras, em outros benefícios à população?

Relacionados