Projeto da nova taxa do lixo provoca polêmica na Câmara Municipal de Cotia.

Após ameaças do Presidente da Câmara de Cotia, a imprensa compareceu em peso na sessão

Na manhã desta terça-feira, 22, vários jornalistas de veículos de comunicação de Cotia e região estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Cotia.

Após ter ameaçado a imprensa de processo, insinuando que os jornalistas teriam produzido “fake news” ao publicar o projeto inicial da taxa do lixo, o presidente da casa, vereador Celso Itiki, ignorou o manifesto feito pelos jornalistas, assinado por 23 mídias e 3 jornalistas independentes e repudiando sua fala e permaneceu calado e totalmente perdido durante toda a sessão. 

O presidente ausentou-se várias vezes da sessão, não cumprindo o regimento da casa, já que após seu retorno no plenário ficou sentado e observando seu vice presidir a sessão por um bom tempo. Somente no momento em que seu vice iria fazer o uso da tribuna e solicitou para que o presidente assumisse os trabalhos, ele voltou a sentar no lugar devido, infringindo o art.23 do regimento daquela Câmara.

No último dia 16 de setembro, o político finalizou a sessão ameaçando os jornalistas, dizendo que se não se retratassem, seriam processados por fake news.

O vereador Castor abriu a fala na tribuna, se solidarizando com a imprensa e destacando a importância do serviço prestado à população.

“Não podia deixar de registrar aqui hoje o meu apoio à imprensa local. Restringir o direito á informação e da liberdade de expressão é também violar os direitos do povo cotiano. A imprensa é fundamental em qualquer democracia”, ressaltou, dizendo ainda que tem certeza que os vereadores da casa legislativa jamais irão tentar cercear o direito da imprensa.

O vereador Professor Osmar seguiu a mesma linha em defesa da liberdade de imprensa. “Essa casa de maneira nenhuma vai adotar um termo autoritário de querer repudiar a livre manifestação da imprensa. Isso não existe nesta casa.”

Edson Silva negou que o presidente da Câmara havia ameaçado censurar a imprensa, dizendo que a fala do presidente foi para quem propaga fake news.

Paulinho Lenha defendeu os meios de comunicação, porém enfatizou as mentiras publicadas nas redes sociais dizendo que elas prejudicam a democracia.

Na tribuna, o vereador Johny Santos insinuou que os meios de comunicação propagaram notícias falsas. “Quero deixar o meu repúdio em relação às fake news soltadas através dos meios de comunicação da nossa cidade. A verdade sempre vai vencer. Então, todos que propagam a verdade, eu quero parabenizar. Todos que propagam a mentira, fica o meu repúdio.”

União em foto histórica

Ao saírem da Câmara os jornalistas posaram para uma foto, mostrando a união da categoria em prol da liberdade de imprensa e da verdade.

Relacionados