O escritor Estevão Azevedo, que em 2015 venceu o Prêmio São Paulo de Literatura, foi a atração principal nesta quarta-feira (30) do Programa Viagem Literária, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura com o apoio da Prefeitura de Itapevi.
O autor de “Tempo de Espalhar Pedras” se apresentou na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e contou sua experiência como escritor.
Esta foi sua primeira participação no Viagem Literária. “Fiquei muito emocionado com esta plateia composta por crianças e adultos. Acho fantástica esta preocupação em estimular nos pequenos o gosto pela leitura”, disse o escritor, que também é editor de livros.
Azevedo estreou na literatura com o livro de contos “O som de nada acontecendo”. Seu primeiro romance “Nunca o nome do menino” também foi um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2009, na categoria escritor estreante.
“Com pai jornalista e mãe pedagoga, a paixão pela literatura foi muito natural na minha vida. Por isso, apoio integralmente o Viagem Literária. O nome é muito apropriado. Lendo temos a oportunidade de viajar por lugares infinitos. Isso é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa”, disse o autor, que nasceu no Rio Grande do Norte.
Além da presença do escritor, esta edição do programa também apresentou o 1º Sarau de Cordel, com o objetivo de retratar a literatura de cordel, típica do nordeste do país e muito popular especialmente nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.
Outras atrações
O Viagem Literária já trouxe a Itapevi outras atrações neste ano. Em junho, o ator global João Acaiabe, que ficou conhecido como o Tio Barnabé da série infantil Sitio do Pica Pau Amarelo participou do programa contando histórias do folclore brasileiro. Em julho, quem participou do projeto foi o escritor Leo Cunha, autor de mais de 40 títulos infanto-juvenis.