ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPEVI UTILIZAM

_jornal_EducAoEducadores contam com o apoio de diversos materiais didáticos que auxiliam no ensino-aprendizagem dos alunos

Além de reformas, construções de escolas, cursos de aprimoramento e capacitação, a Prefeitura de Itapevi tem desenvolvido diversas estratégias inovadoras para melhorar a qualidade do ensino no município.

 

Uma delas é a realização do Jornal EducAção, um jornal elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura, totalmente voltado para a área pedagógica, com notícias e informações sobre as principais experiências e projetos realizados nas escolas da rede municipal de Itapevi.

Assim como os projetos “Usuários do Amanhã”, “Educação Nutricional” e “Educação para o Trânsito”, o Jornal EducAção tem sido utilizado como ferramenta pedagógica. Algumas páginas de seu conteúdo cedem espaço para estímulo, divulgação e aperfeiçoamento das idéias e da imaginação dos alunos, aumentando sua capacidade de aprendizagem, como a criação de diálogos de histórias em quadrinhos, palavras-cruzadas, páginas para colorir, caça-palavras e demais interatividades.

“O Jornal EducAção favorece um ambiente geral de aprendizado que aguça a curiosidade das crianças, auxilia no manuseio do material e estimula a leitura de textos e imagens. É um veículo de comunicação que pode ser utilizado para o desenvolvimento alfabético das crianças e proporcionar diversas didáticas de ensino”, disse o secretário da Educação e Cultura, professor Edgard Fiusa.

Os jornais são entregues individualmente para os alunos. Eles interagem entre si e acabam expandindo o aprendizado até suas famílias, levando o jornal para casa e mostrando para os pais o que foi ensinado em sala de aula. Não só os alunos, mas tanto os professores como os coordenadores acabam se interagindo também, divulgando e absorvendo idéias e métodos de ensino, segundo o secretário.

Os professores têm utilizado métodos que incentivam a leitura e aumentam o vocabulário das crianças, utilizando trabalho em grupo, debatendo as informações contidas no jornal e enriquecendo sua capacidade de entendimento. Isso faz com que os alunos ampliem sua visão sobre a comunidade onde vivem e criem sua opinião própria e senso crítico social. O conteúdo do jornal é elaborado pelos membros da Oficina Pedagógica e profissionais da Secretaria da Educação e Cultura

Além do jornal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura também disponibiliza diversos instrumentos pedagógicos que facilitam o ensino e o aprendizado dos alunos. Livros, brinquedos, jogos, vídeos, músicas e outros tipos de materiais lúdicos são utilizados no desenvolvimento educacional dos alunos.

“Nossa administração trabalha para que a qualidade do ensino em Itapevi melhore cada vez mais. Através de métodos criativos e inovadores, nosso intuito é educar estas crianças de maneira correta, para que no futuro, elas possam crescer sadias e se tornarem cidadãos exemplares”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

Relacionados