Dra. Ruth pede ao governador Alckmin escola estadual no Jardim Vitápolis

Dra_Ruth_alckmin_escola_vitpolisDurante lançamento do programa estadual Via Rápida Emprego, que visa qualificar jovens paulistas para o mercado de trabalho, na quinta-feira (14), a prefeita Dra. Ruth Banholzer indicou ao governador Geraldo Alckmin uma área para construção de uma escola estadual no Jardim Vitápolis.

Segundo a prefeita, a unidade é uma reivindicação dos antiga dos moradores que, atualmente, matriculam suas filhos em escolas estaduais distantes do bairro, como a EE Dr. José Neide Cesar Lessa, na Vila Nova Itapevi. “Mesmo sendo transportados por ônibus locados pela Diretoria de Ensino, esses alunos ainda sentem dificuldades e preocupações em seu trajeto casa-escola. Com a construção de uma escola no Jardim Vitápolis, essa questão será sanada”, destacou Dra. Ruth.

Na oportunidade a prefeita ainda entregou uma carta ao governador apresentando sua proposta detalhada para a implantação de uma Escola Técnica Estadual em Itapevi, atualmente em tratativas entre o governo estadual e o governo municipal. Em resposta, Alckmin afirmou que tratará do assunto com toda a relevância que o tema exige, reafirmando compromissos anteriormente firmados e que em breve encaminhará técnicos para a análise da proposta apresentada pela prefeita Dra. Ruth.

 

Via Rápida Emprego

O programa o Via Rápida Emprego foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado, na Escola Técnica Estadual Parque Belém, na zona leste da capital e oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela Secretaria de Estado da Educação, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família.

As turmas iniciais estão previstas para agosto. Os cursos têm duração de 30 a 90 dias e serão realizados de segunda a sábado, de manhã ou à tarde, nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Senac São Paulo (Atendimento Corporativo), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação para Valorização de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 14, somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF. A seleção dos alunos será feita pela Secretaria, de acordo com os critérios como idade, baixa escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os selecionados serão informados por carta oficial. A prefeitura de Itapevi já protocolou solicitação para que os jovens de nosso município possam participar do programa. 

Relacionados