Dra. Ruth e o governador Geraldo Alckmin dão início às obras do Corredor Metropolitano

Dra_Ruth_GovernadorNessa quarta-feira (15), a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, e o vice-prefeito Jaci Tadeu receberam o governador Geraldo Alckmin para dar início oficialmente à construção do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã), obra conquistada por Dra. Ruth junto ao Governo do Estado em 2009 e já considerada uma das maiores intervenções viárias da região.

Também conhecido como Corredor Oeste, o novo sistema promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô, garantindo maior agilidade e segurança nos deslocamentos de uma população estimada em 12,5 milhões de pessoas. A estimativa do Governo do Estado é de que, após a conclusão das obras, o tempo gasto pelos motoristas para se fazer o percurso entre Itapevi e São Paulo seja reduzido em até 60%.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o Corredor Metropolitano terá seu ponto inicial no Terminal Itapevi, junto à Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e se estenderá até a Estação Butantã do Metrô (Linha 4), na capital paulista, totalizando 30,4 quilômetros de extensão abrangendo ainda os municípios de Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

Os trabalhos foram iniciados pelo trecho de 5 km existente entre as cidades de Itapevi e Jandira, classificado pela EMTU como o trecho prioritário. Para esta primeira etapa prevê-se a construção do Terminal Itapevi e de mais três estações de transferência (cujas reformas já se encontram em fase final), novo viário com duas faixas por sentido, 10 pontos de parada, um viaduto sobre a rua Ameríndia (Jardim Vitápolis), passarela sobre a via férrea e calçadas compartilhadas com ciclovias.

Dra_Ruth_Governador_2“A instalação deste Corredor Metropolitano é muito importante para nosso município, visto que acompanhará o processo de desenvolvimento pelo qual Itapevi vem passando nos últimos anos. Estamos ansiosos por vê-lo sair do papel, afinal, tudo aquilo que proporcione respeito e qualidade de vida para a população recebe nosso total apoio. Torcemos para que este seja apenas um dos muitos investimentos que o Governo Estadual possa fazer em Itapevi”, comentou Dra. Ruth.

“Isso aqui é investimento no que interessa: transporte coletivo e acessibilidade. Esperamos entregar este primeiro trecho entre Itapevi e Jandira em junho do ano que vem. Para isso, como administradores públicos, temos o dever de acordar cedo, dormir tarde e acima de tudo, trabalhar”, afirmou Geraldo Alckmin.

Também participaram do ato oficial de início das obras o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o gerente de projetos do Corredor Itapevi/Butantã, Roberto Fazilari; o gerente regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Arthur Xavier; a prefeita de Jandira, Dra. Anabel Sabatine; os deputados estaduais Marcos Neves e João Carlos Caramez; o presidente da Câmara, Luciano de Oliveira; os secretários municipais Jurandir Salvarani (Governo), Argemiro Lage (Obras e Serviços), Americo Pereira Leite (Planejamento), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Vicente Martins Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Roberto Camal Rachid (Administração), Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente), Francisco Eleutério de Abreu (Habitação), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer); os vereadores Marcos Ferreira e Igor Ebert, o comandante da 3ª Cia do 20º BPM/M, capitão Ângelo Aparecido Moitinho; além do desembargador Dr. Fernando Euler Bueno.

 

Escola Técnica

Dra. Ruth ainda aproveitou a presença do governador Geraldo Alckmin para solicitar, mais uma vez, a implantação de uma escola técnica estadual em Itapevi. Segundo a prefeita, essa também é uma reivindicação antiga da população e que, se atendida, poderá beneficiar milhares de pessoas.

“Essa luta é de todos, Prefeitura, Câmara Municipal e população, por ser uma bandeira levantada principalmente pelos jovens de Itapevi. Por isso, tenho certeza que o senhor, governador, terá a sensibilidade de propiciar a implantação da tão sonhada escola técnica estadual em Itapevi”, comentou Dra. Ruth.

Em resposta à prefeita, Alckmin alegou que o Governo do Estado aguarda que a Prefeitura apresente uma área que atenda as exigências da Secretaria de Estado da Educação para que o projeto seja implantado na cidade.

Se as tratativas para a implantação de uma escola técnica estadual se arrastam por décadas, Dra. Ruth, no entanto, conquistou, sem qualquer entrave do Governo Lula, cursos técnicos de nível federal. Por meio da e-Tec Brasil, implantada em 2009 nas dependências do CEMEB Bemvindo Moreira Nery (Cohab), a população tem acesso gratuito aos cursos de Administração e Informática para Internet (Web-designer). A expectativa da Prefeitura é, nos próximos anos, ampliar ainda mais as opções de cursos da e-Tec Brasil.

Relacionados