Dra. Ruth e Jaci Tadeu conquistam mais de R$ 96 milhões para obras contra enchentes em Itapevi

PAC2_AssinaturaItapevi dá mais um importante passo nas ações que reduzirão as enchentes que prejudicam a população a cada ano. Foi assinado, nesta quinta-feira (22), mais um convênio entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, desta vez visando a drenagem de rios e córregos que cortam o município.

O convênio, no valor de R$ 96.998.035,91, foi assinado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer e pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Álvaro Barbosa Corrêa Junior, e representa o maior investimento público realizado na cidade de Itapevi. Os valores angariados serão disponibilizados via Caixa Econômica Federal, fazendo parte do PAC2 (Plano de Aceleração do Crescimento).

“A parceria entre a Prefeitura de Itapevi, a Caixa Econômica Federal e principalmente o Governo Federal possibilitou a assinatura deste que é o maior projeto de investimento já feito em Itapevi. Não sei se teremos no futuro um investimento dessa envergadura, mas este será o marco principal da nossa administração na cidade”, comentou o vice-prefeito Jaci Tadeu, corresponsável pela elaboração do projeto de drenagem em Itapevi.

Os recursos serão empregados na canalização dos córregos Vila Recanto, Areião, Paim, Sapiantã e Jardim Marina, além de trechos do rio Barueri-Mirim, que cortam a cidade. Também servirão para implantação de reservatórios para águas pluviais e construção de passagens de veículos e pedestres ao longo dos leitos. “Com esses recursos, vamos reduzir consideravelmente a possibilidade de inundações na região central e nos bairros ribeirinhos, que em anos anteriores, representava graves prejuízos à população”, ressaltou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A prefeita destacou que, desde o início de seu trabalho à frente da Prefeitura, buscou soluções para o combate às enchentes na cidade. “Logo em janeiro de 2005, encaramos o nosso primeiro grande desafio, que foi uma enchente que desalojou centenas de famílias e causou muitos prejuízos à cidade. Já naquele momento, tínhamos a clareza de que este seria um dos principais trabalhos da nossa gestão: a prevenção e combate às inundações”, disse a prefeita.

À mesma época, Dra. Ruth e Jaci Tadeu começaram a buscar soluções para a questão. Imediatamente, a Secretaria de Obras e Serviços iniciou o serviço preventivo, limpando leitos de rios e córregos e bocas-de-lobo, ação que tem se estendido desde então. “Essa ação foi primordial para que a cidade não registrasse mais tantos prejuízos com inundações. Mas sabíamos que somente conseguiríamos sanar o problema com a drenagem e canalização dos leitos. Para isso, elaboramos um grande estudo voltado ao tema e passamos à coleta de recursos”, explicou Jaci Tadeu.

De posse dos estudos, Dra. Ruth e Jaci foram à Brasília e, após inúmeras reuniões, obtiveram apoio do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, para execução dessas ações. Na sequência, a administração municipal buscou aprovação das intervenções junto aos órgãos estaduais. Os estudos foram aprovados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a partir de solicitação da Secretaria do Meio Ambiente de Itapevi.

Durante a assinatura do contrato, o superintendente da Caixa, Álvaro Corrêa, ressaltou a participação do banco público para o desenvolvimento das cidades. “A recomendação que nós temos do presidente da Caixa e da presidenta Dilma é que a Caixa ajude a resolver os problemas dos municípios. O produto que a Caixa tem, diferentemente de outros bancos, é a esperança. Esperança da casa própria, esperança do rio canalizado, esperança da caderneta de poupança. E eu imagino a importância que essa obra vai ter para as pessoas que moram aqui e que esperam ações como esta”, comentou Corrêa.

Além do contrato para drenagem de rios e córregos na cidade, está em andamento a aprovação de outro projeto vinculado ao PAC2. “Em breve, estaremos assinando também o contrato de pavimentação, que será muito importante. Se eu não chegar a 100% de pavimentação com estes contratos, eu chegarei muito próximo. Em torno de 95% de asfalto nessa cidade eu deixo pronto até 2012”, disse a prefeita.

Acompanharam a solenidade de assinatura do convênio os gerentes Flávia Oliveira e Antonio Ferolla Neto, representando a Caixa Econômica Federal, além dos vereadores Fláudio Azevedo Limas, Cláudio Dutra Barros, Adilson Peres, Sonia Salvarani, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Roberval Luis Mendes (Val), Julio César Portela, Silas Pinheiro da Silva e Eduardo Casagrande. Também compareceram os secretários municipais Fábio Amaral (Finanças), Kleber Maruxo (Segurança), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano) e Jurandir Salvarani (Governo), dentre outras autoridades e a imprensa regional.

 

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

 

Relacionados