Dra. Ruth autoriza início das obras de implantação do Corredor Metropolitano

autorizao_obras_Corredor_A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, já enviou à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) a autorização para que se iniciem as obras de implantação do Corredor Metropolitano – trecho Itapevi-Jandira.

O projeto prevê a construção de cerca de cinco quilômetros de pista que ligará Itapevi à Estação de Jandira, local de integração com a Linha 8 Diamante da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).

De acordo com informações divulgadas nessa quarta-feira (11), a EMTU agora trabalha para obter a Licença de Instalação junto à CETESB, o que deve acontecer nas próximas semanas.

A implantação do Corredor é uma reivindicação antiga da população de Itapevi e foi conquistada graças ao convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre o município e a EMTU/SP, assinado por Dra. Ruth em maio do ano passado.

“Trata-se de uma obra há muitos anos aguardada e ansiada por nossos moradores e que se alinha diretamente com nossa política de desenvolvimento econômico e social do município. A participação dos poderes públicos nesta empreitada é de fundamental importância. Quem sai ganhando com esta parceria é a população”, explica Dra. Ruth.

O novo corredor faz parte do programa Expansão São Paulo, que visa à modernização e ampliação do transporte metropolitano. Além dos cinco quilômetros de pista, também está previsto para esta primeira fase a construção de um Terminal Metropolitano em Itapevi, assim como a reforma do Terminal de Jandira. Diversas melhorias, como calçadas, novo viário, implantação de ciclovia, viaduto, passarela e pontos de parada, também fazem parte do projeto. A estimativa é de que o novo trajeto beneficie cerca de 16 mil pessoas por dia.

“Nossa cidade passa por inúmeras obras, como a construção de escolas e a chegada de novas indústrias. Sendo assim, o crescimento é natural. E é com muito orgulho que falo deste projeto, pois tentamos fazer o melhor possível e acredito que o resultado será surpreendente”, afirmou o vice-prefeito Jaci Tadeu, durante a 1ª Assembleia Participativa com os moradores, realizada em abril deste ano.

Ao todo, o Corredor Metropolitano terá uma extensão de 33 quilômetros e ligará as cidades da região à futura estação Butantã do Metrô (linha 4), na capital paulista, atendendo não somente a população de Itapevi, mas também os moradores de Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. O projeto promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô, garantindo maior agilidade e segurança nos deslocamentos de uma população estimada em 12,5 milhões de pessoas.

O trecho entre Itapevi e Jandira é percorrido por ônibus intermunicipais em 25 minutos. As melhorias viárias e a instalação de baias nos pontos de parada aumentarão consideravelmente a fluidez do tráfego geral, refletindo diretamente no tempo de viagem dos usuários, que deverá ser reduzido em 15 minutos.

Relacionados