Dia dos Namorados terá “Teste Rápido de HIV” em Itapevi

HIV_Dia_NamoradosNo dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, e nada melhor de que ter a certeza de que a pessoa que está ao seu lado está livre da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Para isso, a Prefeitura de Itapevi vai realizar o “Teste Rápido de HIV” em Unidades Básicas de Saúde do município, na próxima quarta-feira.

Ao longo do dia, não somente casais, mas a população em geral, poderão comparecer, das 07h às 16h, às UBS Santa Rita I, Rainha e Cohab, além das USF do Parque Suburbano e do Jardim Rosemeire, para fazer gratuitamente o exame de HIV, cujo resultado é obtido de forma segura em cerca de 20 minutos.

O ‘Teste Rápido’ é realizado mediante a entrevista e preenchimento de uma ficha e um questionário estritamente confidencial e sigiloso do paciente, para que se sinta seguro em fazer o teste. Criar essa ação no Dia dos Namorados é mais uma iniciativa para que a população se conscientize sobre a importância dos cuidados que devem ser tomados contra doenças como, por exemplo, o HIV”, ressalta o secretário de Higiene e Saúde, dr. Fábio Tangerino.

O HIV é um vírus que pode ser transmitido através de compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe para filho durante a amamentação e até mesmo na gestação. O vírus também pode ser passado durante as relações sexuais que são realizadas de formas desprotegidas, por isso a importância do uso de preservativos e da realização do teste de HIV. Vale lembrar ainda que as Unidades de Saúde do município disponibilizam, de forma gratuita, preservativos para a população.

O exame é realizado de forma rápida. Basta realizar a coleta de sangue através de uma picada no dedo do paciente e esperar o resultado. Para mais informações, a Secretaria de Higiene e Saúde fica na rua Isola Belli Leonardi, 08, Jardim Christianópolis, ou pelo telefone 4143-8499.

Serviço – “Teste Rápido HIV” – Quarta-Feira (12) – Das 7h às 16h

UBSIII Santa Rita I – Rua Portuguesa, n° 15 – Vila Santa Rita

UBSIII Cohab – Rua Sebastião Mamede, n° 205 – Cohab

UBS IV Rainha – Avenida Nove de Julho, n° 39 – Jd. Da Rainha

USF Parque Suburbano – Rua Alphélia Josephina Simionato Moreno, n° 275

USF Jardim Rosemeire – Rua Serra Voturama, n° 75

 

Relacionados