Em Itapevi, principalmente na periferia, é possível observar carros velhos abandonados, junto ao meio fio, mas graças a uma legislação municipal, os carros e carcaças abandonados nas vias públicas podem ser removidos e apreendidos pelo Departamento de Trânsito (DEMUTRAN).
Após o Demutran relatar um veículo abandonado por meio de denúncia ou fiscalização ocorrerá uma averiguação se o determinado veículo está há mais de 30 dias abandonado. Constatado o abandono, o proprietário será notificado e terá prazo de cinco dias para retira-lo do local. Caso o condutor não seja encontrado a carcaça será apreendida
por guincho e encaminhada para o pátio de veículos pelos agentes de trânsito.
O mesmo acontece com peças, como pneus abandonados e motores, por exemplo. Estes, assim que encontrados, são encaminhados para o depósito.
Depois de apreendido, o veículo fica no pátio do guincho por alguns dias. Caso nesse período o dono não faça o pedido de liberação e pague as taxas administrativas, o veículo vai a leilão.
Para perceber o abandono são observados os pneus murchos, sujeiras como folhas, vidros riscados e sujos, além do modo como está estacionado. Vale lembrar que toda fiscalização desta natureza é feita baseada nas leis do Código de Trânsito.
Em Itapevi, a população pode denunciar carros abandonados nas ruas pelo telefone 4774-4206. A notificação ao proprietário é feita pessoalmente.