Prefeitura intensifica fiscalização de transporte escolar

Fiscalizacao_Transporte_EscolarA Prefeitura de Itapevi por meio do Departamento de Trânsito e Transporte (DEMUTRAN) está intensificando as ações educativas e a fiscalização do transporte escolar na entrada e saída das unidades municipais, estaduais e particulares.

O trabalho visa melhorar o serviço prestado para que ocorra de forma responsável.

O trabalho é desempenhado por agentes de trânsito e funcionários do setor por meio de abordagens que incluem a verificação da conduta operacional do transportador, além de observar eventuais práticas do transporte irregular.

De acordo com o Diretor do DEMUTRAN, Cícero Aparecido de Souza, o objetivo é oferecer segurança, tranquilidade e qualidade no transporte dos estudantes que utilizam o serviço. “Profissionais que trabalham na área precisam ter uma conduta específica, observando também todos os itens de segurança obrigatórios. Pais, responsáveis e estudantes só têm a ganhar com o trabalho”, afirmou.

Desde janeiro, os permissionários do serviço de transporte escolar da cidade tiveram seus veículos submetidos à vistoria obrigatória para continuar executando o serviço aos estudantes. Para trabalhar regulamentado no município os condutores tiveram que apresentar, entre outros documentos, o DPVAT do veículo. Nenhuma irregularidade foi constatada entre os fiscalizados.

Áreas de atuação – Os transportadores estão divididos em sete áreas de atuação, separadas por escolas localizadas em bairros próximos, o que também tem sido alvo de orientações pelo DEMUTRAN. Com a divisão, ainda que o transportador possa retirar de sua residência alunos de qualquer parte da cidade, é autorizado a levá-los somente a escolas localizadas em sua zona de atuação.

Ainda assim, apesar da organização setorizada, Cícero Aparecido de Souza explica que o transporte de cada escola é analisado individualmente. “Analisamos caso a caso. Se há consenso entre os permissionários, o aluno pode ser transportado por outro transportador regularizado sem problemas. Para isso, é preciso que o pai ou responsável procure o DEMUTRAN e relate a situação”, explicou. demutran@itapevi.sp.gov.br. O DEMUTRAN encontra-se na Rua Joaquim Mendes de Moraes, 03 – Jardim Christianópolis – Itapevi

Relacionados