Cursos de capacitação da Prefeitura dão vida nova à moradora de Itapevi

Cursos_assistnciaA descentralização dos serviços assistenciais e a implantação dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) nos bairros de Itapevi -, vem possibilitando que milhares de pessoas tenham acesso a cursos gratuitos de capacitação sem precisar se deslocar até a região central da cidade.

Desde 2005, muitos têm sido os exemplos de moradores de Itapevi que, após aprender um novo ofício, passaram por grandes mudanças de vida.

A moradora do Jardim Maristela, Simone Rodrigues de Francisco, de 39 anos, é um desses casos. Tendo completado o Ensino Médio, Simone não conseguia um emprego e dependia totalmente do salário de seu marido, sendo esta a única fonte de renda de sua família.

A oportunidade de aprender novas atividades e, assim, auxiliar na renda familiar, não foi desperdiçada por ela. Nos últimos anos, a munícipe participou de diversos cursos tanto nas unidades do CRAS quanto na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Patchwork, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, Manicure e Biscuit foram apenas alguns deles.

Simone logo transformou o conhecimento adquirido nas aulas e nas atividades que frequentava em negócio lucrativo. “Eu aprendia um novo ofício com a Prefeitura e já começava a confeccionar os produtos em casa. A venda ficava por conta do meu marido. Além de conseguir um dinheirinho a mais, foi uma experiência muito terapêutica. Aprendi, através da arte, a ter amor próprio, me sentir valorizada e útil novamente”, lembra ela.

Como se não bastasse, a munícipe reencontrou seu pai que estava desaparecido há anos com a ajuda do Centro de Convivência do Idoso (CCI), pertencente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Para ela, nunca houve em Itapevi tanto investimento na área social como no atual governo.

“Este trabalho que é realizado pela Prefeitura é maravilhoso, pois estimula as pessoas a melhorar a auto estima e se tornarem produtivas, demonstrando que elas são capazes de grandes realizações. Dra. Ruth me deu muitas oportunidades através destes cursos e elas representaram muito para mim”, avalia.

Simone acaba de se formar no curso de Cerâmica Artística, oferecido pela Casa do Ceramista, projeto social do Fundo Social de Itapevi. O certificado foi recebido diretamente das mãos de Dra. Ruth, a quem pôde finalmente agradecer por tudo que tem feito pelas famílias de Itapevi.

Mas como para Simone conhecimento nunca é demais, a munícipe atualmente também participa das aulas de Pintura em Tela e já vislumbra novas possibilidades: deseja cursar uma faculdade de Artes nos próximos anos, obtendo seu tão sonhado diploma de nível superior. “Ainda serei uma artista plástica de renome. Vocês vão ver”, garante ela.

Relacionados