Corredor de ônibus BRT Metropolitano vai ligar a Cidade de Itapevi ao Terminal de Cotia

AudienciaSerão iniciadas no próximo ano as obras de um corredor de ônibus ligando Itapevi a Cotia.

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

O projeto foi tema de uma audiência pública, realizada na tarde da última terça-feira, dia 9, na Câmara Municipal de Itapevi e que contou com a participação de Joaquim Lopes, presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), órgão do governo estadual responsável pelo projeto, do Vice-Prefeito Flaudio Azevedo Limas, do Presidente da Câmara Paulo Rogierio de Almeida (Prof. Paulinho), do  Deputado Estadual João Caramez, e dos vereadores, Roberto do(Gás), Roberval (Val), Inácia,  Anderson Cavanha (Bruxão), Alexandre Rodrigues, Camila Godoy, Jorge da (Farmácia), Claudio (Tico), Claudio Dutra, Ivonildo (Chambinho).

Chamado de BRT Metropolitano, o corredor de 9,4 quilômetros de extensão fará a ligação do centro de Cotia até Itapevi pela Estrada da Roselândia e vai conectar ainda a rodovia Raposo Tavares ao futuro Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã), outro projeto em andamento pela EMTU.

O corredor também envolve uma ciclovia entre a estação de transferência de Itapevi e divisa com Cotia, sendo uma faixa exclusiva para ciclistas com 2,8 quilômetros de extensão e 6,34 quilômetros de ciclovia compartilhada com o calçamento.

Segundo a EMTU, está em andamento, atualmente, a contratação do projeto básico, que envolve detalhamentos da obra, estudos de desapropriações e ambientais. O edital de preços deve ser lançado no primeiro semestre do próximo ano. Já a entrega da obra está prevista entre o final de 2015 e o início de 2016.

Em paralelo, está em estudo a possibilidade de construção de um ramal. Para essa obra existem duas alternativas sendo analisadas no estudo de traçado. Uma delas compreende o a saída do Terminal de Ônibus de Cotia até a estação da CPTM Engenheiro Cardoso, em Itapevi. Já a segunda, com saída de Cotia, seguiria até o bairro Santa Rita, em Itapevi. Com isso, o projeto prevê a construção de terminal e integração com a Linha 8-Diamante da CPTM, também em Itapevi.

Segundo o presidente da EMTU, ainda não é possível ter uma estimativa de gastos da obra. Esse valor só poderá ser definido após a conclusão do projeto executivo, etapa seguinte ao projeto básico.

Ele informou ainda que a perspectiva é de que a nova via atenda uma demanda diária de, aproximadamente, 68 mil usuários.

O nome BRT vem do inglês Bus Rapid Transit, que pode ser traduzido como via rápida para ônibus. A diferença em relação aos corredores originais é que ele não será exclusivo para o tráfego de coletivos.

Além disso, a estrutura do BRT conta com plataforma elevada para o embarque e cobrança pré-embarcada. Hoje, o passageiro entra no coletivo e paga a sua passagem dentro do ônibus. No caso da cobrança pré-embarcada, o passageiro paga a passagem na parada e aguarda a chegada do ônibus em uma área coberta. Quando o coletivo chega, pode embarcar pela porta da frente ou de trás.

 

Fonte- Web Diário

Fotos – Nilton Ramos

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

 

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