Coordenadoria da Mulher de Itapevi realiza ação pelos 8 anos da lei Maria da Penha

No último sábado (23), em comemoração aos oito anos da sansão Lei Maria da Penha, a Coordenadoria da Mulher do município de Itapevi realizou ação de conscientização no centro da cidade. A ação recebeu reforço das profissionais  do (CREAS E CRAS), que abordaram dezenas de mulheres e homens que transitavam na extensão da avenida Rubens Caramez, distribuindo folders a população com trechos da lei e orientações para as mulheres vítimas de violência. A base para concentração do atendimento ficou a disposição da população em frente à praça Carlos de Castro.

De acordo com Sonia Regina Azevedo coordenadora em Itapevi, as ações realizadas pelas coordenadorias e secretarias de políticas públicas para mulheres, têm o objetivo de implantar medidas que possibilitem melhor acolhimento para as mulheres vitimadas de agressões e violências, oferecendo equipamentos de suporte emergências e, a criação da casa abrigo na região com atendimento especializado.

“Durante a abordagem da atividade realizada no sábado (23), destacamos pontos importantes, como a identificação dos tipos de agressão que são, violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral. Muitas mulheres por  desconhecer a lei, e acabam suportando essas agressões achando que só a física é cabível de aplicação da pena. Elas precisam conhecer seus direitos para poder se defender e buscar a justiça” , disse Sonia  Azevedo.

No Município, o equipamento preparado para receber e auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Está localizado na rua Cesário de Abreu,  610  Centro de Itapevi, próximo ao Colégio Madre Paula, fone: 4142-8340. Horário de atendimento de segunda a sexta das 08h às 17h.

A ação contou com a presença e apoio da Secretária de Ação Social e Cidadania Ruth  Banholzer  e das colaboradoras  Diná Barros responsável pela coordenadoria da Mulher de Carapicuíba e Tereza Aleixo assessora da coordenadoria de Osasco. Tereza destacou a importância das ações como esta. “Parabenizo o prefeito Jaci Tadeu, por prontamente implantar a coordenadoria no município, após a solicitação da comissão formada por nós  mulheres representantes das cidades que fazem parte do Consórcio CIOESTE. O apoio dos prefeitos têm sido fundamental para nosso trabalho”, destacou Tereza.

Relacionados