Construção de novas unidades e informatização da rede marcam ações da Saúde de Itapevi em 2014

A Prefeitura de Itapevi realizou audiência pública na Câmara Municipal e apresentou o balanço do último quadrimestre e do ano de 2014 da Secretaria Municipal da Saúde, na quarta-feira (15). Na ocasião, a secretária da Saúde, dra. Maria Dalva Amim dos Santos, destacou os principais investimentos realizados durante o ano passado.

Umas das grandes ações promovidas foi a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, denominado CAPS II AD – ‘Reconstruir’,com salas para acolhimento dos pacientes com transtornos graves, severos e persistentes advindos do uso e abuso de álcool e outras drogas. Outra unidade inaugurada foi o Centro de Atenção Psicossocial Infanto/Juvenil – ‘CAPSi II Ciranda’, dedicado a crianças e jovens que necessitam de atenção em saúde mental.

A Prefeitura também iniciou a instalação do sistema de informatização da Saúde em Itapevi que, implantado de forma gradativa nas unidades, tem como objetivo coletar e processar dados sobre a situação da saúde do município, que auxiliarão no planejamento das ações da secretaria. Os funcionários receberam treinamento para utilizar o sistema de forma a unificar o registro dos atendimentos nos serviços municipais de saúde.

Outro investimento na área da Saúde Municipal foi a criação do Ambulatório de Obesidade Infantil, programa reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Saúde, voltado às crianças que estão acima do peso. Tanto o setor adulto quanto o infantil funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I, com o objetivo de atender pessoas que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.

Este programa tem parceria com o Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi – CIESI, programa da Secretaria de Esportes e Lazer, que propicia ações esportivas interligadas, melhorando a saúde e qualidade de vida dos pacientes infantis.

O maior investimento feito no ano foi o início da construção da UPA 24 Horas, na Vila Santa Rita, em parceria com o Governo Federal. As obras estão em fase final, devendo ser entregues ainda neste semestre. A partir da inauguração, o atendimento de urgência na região será ampliado.

Em 2014 a atual administração investiu R$ 114.260.910,38, valor equivalente a 32,07% da arrecadação municipal, mais que o dobro de aplicação exigida pelo artigo 198 da Constituição Federal, que é de 15%. O valor, que ultrapassa os 27% investidos em 2013, ressalta o compromisso da atual administração com a saúde pública municipal.

Segundo o prefeito Jaci Tadeu, a Prefeitura vem trabalhando a fim de proporcionar melhores condições tanto para quem usufrui do serviço quanto para quem faz parte do quadro de funcionários. “A arrecadação do município é a chave para que mais investimentos possam ser oferecidos a população. Já faz alguns anos que Itapevi tem investido muito mais do que o exigido por lei, e vamos investir mais”, declarou o prefeito.

Orçamento 2016

Técnicos da Prefeitura apresentaram à Câmara Municipal o projeto de lei de diretrizes orçamentárias para 2016 em Itapevi, durante audiência ocorrida na segunda-feira (13). Segundo a Prefeitura, o valor inicial de orçamento para 2016 será de R$ 631 milhões, detalhado em projeto de lei que foi encaminhado ao Legislativo durante a semana.

A reunião foi marcada pela divulgação das metas e prioridades da administração municipal para o período, além de orientações para elaboração do orçamento e alterações na legislação tributária da cidade. Quando aprovada, a lei de diretrizes orçamentárias servirá de base para a construção da lei orçamentária anual, que estabelece onde e quanto a Prefeitura deverá investir os valores arrecadados.

Relacionados