Combate à dengue é reforçado em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi está adotando medidas mais severas no combate à dengue na cidade. A Secretaria da Saúde já realiza serviços de bloqueio em locais que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti. Em alguns pontos, a administraçãodisponibiliza agentes munidos de nebulizadores costais e disparam jatos de inseticida em ruas e residências onde há maior incidência do mosquito, seguindo sempre o protocolo do Ministério da Saúde.

Nos próximos dias, a administração municipal vai iniciar os trabalhos de nebulização veicular. Trata-se de um mecanismo acoplado estrategicamente a uma picape. O equipamento possui uma estrutura projetada para executar disparos de inseticida com maior alcance. Os técnicos vão utilizar mais este recurso em ruas, residências e localidades onde há incidência do mosquito adulto.

Os procedimentos fazem parte do conjunto das ações efetivas mantidas pela Prefeitura, que também realiza bloqueio e vistoria nas regiões onde há registro da doença. Os agentes da Secretaria da Saúde também orientam moradores sobre a prevenção ao mosquito, bem como a cobertura e telagem de caixas de água.

A administração municipal criou e organizou uma equipe para dar suporte a este trabalho com elementos de diversas secretarias e da sociedade civil para estabelecer e colocar em prática outras estratégias pertinentes ao combate à dengue no município. “O objetivo é mobilizar um número maior de pessoas que multipliquem as informações sobre prevenção e combate ao mosquito, de modo a evitar novos casos de dengue”, destacou o prefeito Jaci Tadeu.

Na terça-feira (31), técnicos da Secretaria da Saúde reuniram-se com representantes de comunidades religiosas no Centro de Formação do Professor Anísio Spínola Teixeira, e ministraram palestra sobre medidas preventivas contra o transmissor da doença. O encontro, segundo a pasta, é o primeiro de uma série de reuniões envolvendo lideranças comunitárias e religiosas do município. O próximo encontro acontece na segunda-feira (06), às 19h30, no mesmo local.

A Prefeitura ressalta que reuniões como essas são fundamentais e visam uma maior participação dos moradores para conscientizá-los, uma vez que a incidência de criadouros ocorre em maior número nas residências. Dessa forma, orienta a população ­a intensificarem os cuidados, que devem ser realizadas no âmbito de suas moradias.

As providências são simples, mas podem fazer a grande diferença: não deixar recipientes com acúmulo de água, lavar e telar reservatórios, lavar vasilhas de alimentação de animais, não deixar garrafas viradas com a boca para cima, dentre outras medidas.

Relacionados