Centro de Capacitação Profissional de Itapevi forma centenas de pessoas

Na noite da última quarta-feira (19), os mais de 220 alunos de Cabeleireiro e Manicure e Pedicure do Centro de Capacitação Profissional participaram da formatura dos cursos, mantidos pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

As formações são ministradas na sede do Centro de Capacitação gratuitamente pelos profissionais da pasta e por meio de parcerias com empresas do ramo. O curso visa a recolocação no mercado de trabalho, bem como a geração de oportunidade de buscar seu próprio negócio.

O prefeito Jaci Tadeu parabenizou o empenho e dedicação de cada formando. “Todos os anos temos capacitado pessoas para atuarem no mercado da beleza. Cada vez mais, formamos excelentes profissionais dedicados e empenhados, e com essas atitudes vocês nos incentivaram a buscar novos cursos”, lembrou.

Os formandos do curso de Cabeleireiro passaram o ano de 2014 aprendendo sobre cuidados com os cabelos, além de como manter seu próprio estabelecimento comercial. Já os alunos de Manicure e Pedicure passaram por seis meses conhecemos novas técnicas para manter as unhas sempre saudáveis.

Também presente à cerimônia, a secretária de Assistência Social e Cidadania Ruth Banholzer comemorou o crescimento do Centro de Capacitação. “Estamos felizes em ajudar com o pontapé inicial na vida profissional de vocês. Portanto, para o ano que vem, vamos ampliar ainda mais os cursos oferecidos, de forma gratuita, à população”, salientou.

Além de Cabeleireiro e Manicure e Pedicure – que são semi-profissionalizantes e têm duração estendida – a Secretaria também mantém os cursos de Renda Filé, Fuxico, Feltro, Tricô e Crochê.

Para o presidente da Câmara, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), oferecer ferramentas para que o munícipe consiga trabalhar de forma independente é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Itapevi é uma cidade de oportunidades e sabemos que as pessoas confiam em nossos cursos”, disse Professor Paulinho.

A aluna Rita de Cássia Águiar lembrou que a oportunidade oferecida foi a porta para o mercado de trabalho. “Concluímos mais uma etapa de nossas vidas e devemos agradecer a todos que possibilitaram essa jornada. Somos o resultado da confiança e do apoio que recebemos. Hoje nos tornamos profissionais e tenho certeza de que essa mesma oportunidade será bem aproveitada pela uma nova turma”, falou emocionada.

Natal Sem Fome

Os alunos dos cursos também puderam acompanhar a abertura oficial da Campanha Natal Sem Fome, organizada pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

A expectativa é de atender a milhares de família de baixa renda arrecadando alimentos não perecíveis. A meta deste ano é de que sejam angariados mais de cinco toneladas de mantimentos como arroz, feijão, óleo, farinha de trigo e de mandioca, café, macarrão, fubá, bolachas, extrato de tomate, açúcar e sal. Todas as secretarias municipais, prédios públicos, escolas e unidades de saúde serão postos de coleta.

A campanha prosseguirá até final de dezembro e deverá contar ainda com a participação ativa das secretarias municipais, iniciativa privada e de toda a população. A solicitação de retirada das doações e outras informações a respeito da ação podem ser obtidas por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, pelo telefone 4143-9700. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Também estavam presentes ao evento a secretária de Educação Lilian Braga; os vereadores José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia) e a Inácia Maria Nunes; o representante da empresa Cosmética Brasil, Aristides Israel; e as professoras dos cursos.

Relacionados