Alunos de Itapevi retratam a história da cidade por meio do Projeto Memória Local na Escola

Na última terça-feira (18), os alunos da rede municipal de Itapevi se reuniram no Espaço Cultural 930 para participar da cerimônia de encerramento do Projeto Memória Local na Escola. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação e o Museu da Pessoa, tem como objetivo resgatar a história da cidade através de relatos dos próprios moradores do município.

O projeto envolveu 14 escolas da rede e contou com a participação dos alunos dos 4º anos que construíram histórias a partir de depoimentos colhidos dos moradores mais antigos de Itapevi. Dentre as experiências compartilhadas, os depoentes falaram das brincadeiras, namoro, casamento, nascimento dos filhos, profissão, descrevendo ainda como era Itapevi antigamente.

A secretária de Educação, Lilian Braga, esteve presente ao evento e lembrou que as crianças também estão fazendo histórias que serão contadas por futuras gerações. “Hoje vocês estão deixando memórias que serão contadas futuramente pelos seus filhos. O dia de hoje ficará na história e vocês são os protagonistas dela”, falou às crianças.

Desses relatos foram produzidos desenhos, cartas e diferentes gêneros textuais. Por meio da ação, os alunos também tiveram a oportunidade de realizar a observação do espaço no qual estão inseridos, escrevendo assim, a sua própria história.

O professor formado do Projeto Museu da Pessoa, Danilo Lopes, parabenizou iniciativa da Prefeitura em realizar, pelo segundo ano consecutivo, a ação. “Fico muito feliz em ver como as histórias foram contadas. Acompanhar e ver nas avaliações do projeto que os professores sempre vêm com ideias para aumentar a ação para o ensino fundamental”, disse.

A cerimônia foi acompanhada por autoridades, educadores, pais e familiares dos alunos e pelos 14 depoentes que dividiram suas histórias com as crianças.  Na ocasião, o público pode ouvir a história “Os três filhos do rei”, interpretada pela atriz Kiara Terra e acompanhar de perto algumas produções.

Participante do projeto, a aluna Amanda Franco Rocha, do 4º ano do Cemeb Prof. Benedicto Antônio dos Santos falou em nome dos colegas. “Durante todo o projeto nós estudamos nossas vidas e foi muito divertido. As entrevistas que fizemos com os depoentes foi legal, pois pudemos conhecer nosso passado e imaginar o futuro”, finalizou.

O evento foi finalizado nas dependências do Shopping Itapevi Center (Rod. Renê Bendito Silva, 200 – Centro), quando todos se encaminharam ao local para apreciar os trabalhos realizados com os entrevistados que ficarão expostos em dispositivos até o final de novembro. 

Relacionados