Capacitação é oferecida a funcionários do SAMU-OSTE de Itapevi

Profissionais_SAMU_recebem_cursoA Prefeitura de Itapevi, em parceria com a concessionária CCR-ViaOeste, está promovendo o treinamento de sinalização de cones para capacitar os condutores que integram o quadro profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O curso começou nessa segunda-feira (20), e tem como objetivo orientar os condutores de ambulância, bem como agentes do Demutran, Guardas Municipais e também profissionais do SAMU Regional Oeste para uma melhor atuação na hora do atendimento de emergência.

Além de oferecer cursos voltados à capacitação dos condutores, a Prefeitura de Itapevi continua investindo em saúde e melhoria na qualidade do atendimento aos munícipes. Os enfermeiros, auxiliares e profissionais que integram SAMU também estão recebendo um curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que realizem com mais tranquilidade os atendimentos em pacientes com deficiência auditiva.

As aulas – que começaram na última quarta-feira (14) – abordaram, em uma das situações, um exemplo de como os profissionais prestariam atendimento a pacientes com deficiência auditiva. A partir disso, os socorristas deveriam se comunicar com o acidentado até que identificassem o problema.

Como os profissionais do SAMU realizam os primeiros procedimentos em pessoas acidentadas, fazer com que eles tenham fácil comunicação é um elemento essencial. Agora, além dos gestos, os profissionais já estão gabaritados para interagir com pacientes com deficiência auditiva e de fala.

Com as aulas sendo realizadas todas as quartas e quintas-feiras, a expectativa da Secretaria de Higiene e Saúde é de que todos os 80 profissionais do SAMU, separados em diversas turmas, recebam a qualificação até o final de novembro, data que marca o encerramento do curso.

Para que houvesse a capacitação dos profissionais, a Secretaria de Higiene e Saúde, contou com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura que disponibilizou a professora de Língua Brasileira de Sinais, Simone Campos, para ministrar as aulas.

Relacionados