Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa no sábado (8)

Vacinacao_PolioCrianças até 5 anos de idade deverão ser imunizadas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que terá início no próximo sábado (8), em Itapevi.

Este ano, a meta é que a campanha alcance cerca de 14 mil crianças, sendo que as menores de 6 meses, que ainda não foram imunizadas, receberão a Vacina Pólio Injetável (VIP). Já entre os 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, as crianças receberão a (VOP) Vacina Pólio Oral.

Em Itapevi, a campanha será aberta com o ‘Dia D’ nos postos de saúde a partir das 8h. Ela será estendida até o dia 21 nas Unidades de Saúde que, além da vacina da pólio, farão também a atualização da carteira de vacinação. E escolas municipais e os postos volantes de vacinação também estarão abastecidos com doses das vacinas. Entretanto, é preciso se dirigir às unidades de saúde para atualizar a carteira de vacinação.

A poliomielite ou paralisia infantil, como é conhecida, é uma doença viral transmitida principalmente por meio de gotículas de saliva emitidas por pessoas contaminadas, ou por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo carga viral, podendo provocar ou não a paralisia dos membros.

Alguns dos sintomas da doença são febre baixa e passageira, dor de cabeça, mal-estar, dores musculares, vômito e garganta irritada. Como medidas preventivas, deve-se evitar contato com pessoas doentes, cuidado com o preparo de alimentos – lavando-os bem antes de ingerir, atenção quanto à qualidade da água e quanto às regras básicas de higienização.

Para mais informações quanto aos locais de vacinação, veja a tabela com a lista completa dos postos de atendimento que também estará disponível no site www.itapevi.sp.gov.br, ou entre em contato com a Secretaria de Higiene e Saúde, pelo telefone 4143-8499.

 

 

 

 

Relacionados