Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 10 de maio em Itapevi

Prorrogacao_Campanha_contra_gripeIdosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos) têm um prazo maior para se imunizarem contra a Influenza (gripe).

A Campanha de Vacinação contra a doença acaba de ser prorrogada até o dia 10 de maio pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi, 50% das pessoas pertencentes ao público-alvo já receberam a vacina desde o início da campanha, iniciada no dia 15 de abril. A expectativa é de que até o final do período de vacinação o maior número de pessoas do grupo de risco seja imunizado.

Para receber a vacina, o munícipe deve comparecer à UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou Unidade de Saúde da Família (USF) munido do cartão de vacinação. As salas de atendimento da vacinação funcionam de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h. A Secretaria convoca os idosos, as gestantes e as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade a comparecerem às unidades, já que são os grupos com menor imunização até o momento.    

Segundo o Governo Federal, neste ano foram distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde em todo o país. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano.

A vacina, fabricada com o vírus inativado (sem risco de manifestação da doença), protege contra os três principais vírus em circulação no Hemisfério Sul e não oferece risco à saúde. Contudo, quem apresenta alergia severa ao ovo deve procurar um médico para receber orientações.

A infecção da doença dura aproximadamente uma semana, sendo diagnosticada por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza. A Influenza é também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico. A doença afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, consequentemente, os pulmões. 

Relacionados