Campanha de saúde em Itapevi mobiliza 800 pessoas na prevenção a doenças vasculares

Uma ação inédita da Prefeitura de Itapevi levou 800 munícipes a passarem por consultas simultâneas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim da Rainha, no sábado (17). A primeira Campanha de Prevenção a Doenças Vasculares da cidade foi realizada pela Secretaria de Higiene e Saúde a fim de alertar às pessoas sobre essas doenças que, normalmente, são silenciosas e afetam grande parcela da população brasileira.

Durante o dia, a UBS Dr. Nicanor Antonio Abreu de Oliveira foi a sede da campanha, que teve como foco principal oferecer consultas com médicos especializados na área para sanar dúvidas e conscientizar, cada vez mais, a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar as doenças.

Com o apoio da Clínica de Cirurgia Vascular Razuk & Bessa, angiologistas, cirurgiões vasculares e endovasculares alertaram a população sobre a importância de conhecer as doenças e seus fatores de risco com avaliação clínica, investigação com ultrassom para grupos de risco e encaminhamento cirúrgico para pacientes. Também foram realizadas aferições da pressão arterial e avaliações físicas, como Índice de Massa Corporal (IMC), por uma equipe de enfermagem.

O prefeito Jaci Tadeu acompanhou parte das atividades durante o dia e, em conversa com donos da clínica parceira da Prefeitura no evento, Carlos Bessa e Álvaro Razuk, falou sobre a importância de ações preventivas à saúde pública. “Investimos em torno de 30% do orçamento da cidade em saúde pública, recuperando instalações e qualificando profissionais. Mas este investimento somente pode ser efetivo se chegar à porta do cidadão de Itapevi. Daí a necessidade de campanhas preventivas como esta”, afirmou Jaci Tadeu.

De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, 16 profissionais da área atuaram na campanha, sendo 12 médicos residentes, dois professores e dois ultrassonografistas. Todos os envolvidos no dia dedicado à conscientização de doenças como aneurisma, acidente vascular cerebral e trombose, por exemplo, atenderam aos moradores durante o sábado da campanha.

Com o sucesso da campanha, outras ações semelhantes deverão ser realizadas na cidade, segundo o secretário de Higiene e Saúde, Fábio Tangerino. “Esta campanha foi bastante produtiva dada participação popular e da dedicação dos profissionais da saúde. Vamos dar continuidade e pensar em novas maneiras de alertar sobre a prevenção de outras doenças. O melhor caminho para a prevenção é, sem dúvida, a informação”, salientou o secretário.

 

Relacionados