Vila Dr. Cardoso, em Itapevi, terá córrego canalizado e nova área de lazer

Em mais uma ação destinada à qualidade de vida da população, o prefeito Jaci Tadeu determinou o início de mais uma série de obras de melhorias urbanas. Nesta segunda-feira (19), foram iniciados trabalhos de 

canalização da via pluvial que percorre a rua Padre Giovanni Cornaro, na Vila Dr. Cardoso. A medida irá melhorar o cotidiano de moradores do bairro, que conviviam com odor e insetos advindos do canal.

A tubulação de concreto, que fechará o leito, será colocada desde a altura do Pronto Socorro Vila Dr. Cardoso até a Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, totalizando 220 metros. A previsão de término das obras é de 60 dias. Após a conclusão, a Prefeitura pretende implantar uma área de lazer no local que, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, contará com pista de caminhada, equipamentos de academia ao ar livre, quadra poliesportiva, parque para as crianças e outros equipamentos de lazer.

A medida visa melhorar a qualidade de vida, auxiliar na prevenção e no aparecimento de animais transmissores de doenças, além de aumentar a segurança de motoristas que constantemente estacionavam os carros ao longo do córrego. A melhoria ocorre diretamente na vida das pessoas que precisam se deslocar ao bairro devido à igreja, pronto socorro e escolas que se localizam nos arredores.

Para Jaci Tadeu, as obras que vêm sendo realizadas trazem progresso tanto para a cidade, quanto para os munícipes. “Estamos vivendo uma época de maiores investimentos da Prefeitura em obras que melhorem a vida daqueles que sofriam por morar perto de esgotos e rios. Essas obras significam um enorme progresso para a nossa cidade e deverão ser estendidas a outros bairros de Itapevi nos próximos anos”, afirmou.

O vereador Claudio Lopes (Tico), em sessão ordinária na última terça-feira (20), agradeceu ao prefeito Jaci Tadeu pela iniciativa da canalização do córrego da rua Padre Giovanni Cornaro. “Há muito tempo os moradores reivindicavam essa obra, e o prefeito Jaci destacou que canalizar o rio e córregos da cidade era uma das metas de seu governo. Ele prometeu e cumpriu, e eu quero agradecê-lo em nome de toda a população da Vila Dr. Cardoso”, falou o vereador em tribuna.

Prevenção a enchentes

A obra também é parte dos investimentos de macrodrenagem que a Prefeitura vem realizando em rios, margens e córregos da cidade. O maior deles é a obra de canalização do rio Barueri-Mirim, que irá prevenir enchentes na região em épocas de grande incidência de chuvas. A estimativa é que cerca de 40 mil pessoas – habitantes nos Jardins Vitápolis e Dona Elvira, Vila Doutor Cardoso e Cidade Saúde e região – sejam diretamente beneficiadas com a canalização do rio Barueri-Mirim.

As ações de canalização não se limitam somente a maior via fluvial da cidade, o rio Barueri-Mirim. As intervenções contemplam ainda a canalização dos córregos Ribeirão do Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab) e Paim (da altura do Parque Santo Antônio até o Parque Suburbano, no limite com o município de Cotia). Também serão implantados três piscinões de retenção de águas, além da construção de passagens de veículos e pedestres.

Relacionados