Câmeras de videomonitoramento de Itapevi recebem manutenção preventiva

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Segurança, está realizando a manutenção preventiva e corretiva das câmeras do Parque Tecnológico de videomonitoramento presentes nas principais vias da cidade. 

Ao todo, serão seis câmeras que passarão pelos reparos em vias como avenida Feres Nacif Chaluppe e avenida Luiz Manfrinato. Em breve, áreas próximas ao Pronto-Socorro Central e ao CEMEB Bemvindo Moreira Nery também serão contempladas com o serviço.

“O objetivo é melhorar ainda mais a sensação de segurança dos moradores de Itapevi. Além disso, também permite uma resposta mais ágil por parte de serviços de fiscalização de posturas e de trânsito, bem como de atendimento a emergências médicas. Isso porque as câmeras são interligadas ao sistema de monitoramento que engloba serviços das secretarias de Segurança, de Trânsito e Transportes, da Receita e da Saúde”, lembra o secretário de Segurança, Kleber Maruxo.

Segundo a pasta, a cidade terá novas câmeras em breve. A compra de novos equipamentos está em fase avançada, a expectativa é que a instalação ocorra ao longo do segundo semestre, fazendo parte dos investimentos previstos no setor para o ano. Atualmente, a cidade conta com 30 unidades em diversas vias. Com o investimento de R$ 500 mil em recursos oriundos de emenda parlamentar, o número será ampliado para 50 câmeras.

Os 20 novos equipamentos reforçarão o monitoramento em bairros como Vila Nova Itapevi,  Cohab, Jardim Portela, Jardim Julieta, Vila Santa Rita e Vila Dr. Cardoso, que já contam com câmeras em algumas ruas e avenidas.

Sala de videomonitoramento

A unidade dispõe de uma sala com televisores digitais, computadores e radiocomunicadores, uma sala de reunião com videoconferência e uma sala de situação – onde as ligações dos moradores são coletadas e repassadas às equipes atuantes nas ruas.

Os serviços são acionados pelo telefone 199 – ligação gratuita 24 horas por dia. De acordo com a secretaria, são atendidas em média 90 chamadas diárias na Central de Videomonitoramento e com os investimentos está prevista a redução do tempo de resposta às chamadas na região, de sete para cinco minutos.

Relacionados