Câmara de Itapevi aprova criação da Secretaria Municipal da Mulher

Os vereadores de Itapevi aprovaram na terça feira, 02 de setembro, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria Municipal da Mulher. A futura secretaria será responsável pelas políticas públicas para as mulheres de Itapevi, além de atuar em programas de governo que promova e faça valer os direitos e proteção à classe feminina do município, eliminando discriminações e incentivando o desenvolvimento econômico e social da classe.

A vereadora Camila Godói lembrou que apresentou requerimento em 2013 e neste ano indicou ao prefeito Jaci Tadeu a criação da pasta, além de destacar a conquista de recursos para a construção do Centro de Referência da Mulher, que será construído em frente ao pronto-socorro central.

“Itapevi já foi contemplada com recursos para a construção do Centro de Referência da Mulher e agora a notícia da criação da Secretaria Municipal da Mulher. Fico muito feliz em saber que o Executivo atendeu ao pedido e digo que essa é uma vitória para todas as mulheres da cidade”, explanou a vereadora.

O presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (prof. Paulinho), afirmou que a Câmara Municipal de Itapevi, há muito, vem lutando por conquistas e igualdades à classe feminina, e destacou o projeto, de sua autoria, que criou o Conselho Municipal da Mulher, em 2009, além da futura Delegacia da Mulher e do Idoso, que esta em obras.

“A Delegacia da Mulher também é uma ferramenta pública com que Itapevi será contemplada, e há tempos vem sendo muito ansiada, não só pelas mulheres, mas por toda a população. Temos o Conselho e em pouco tempo a cidade abrigará a Delegacia, o Centro de Referência e a Secretaria Municipal da Mulher, afastando qualquer tipo de preconceito, violência ou discriminação feminina”, declarou prof. Paulinho.

Os vereadores também aprovaram em sessão Moção de Aplauso, de autoria do vereador Luciano Farias (Bolor), à Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo, que tem realizado diversas ações e retomado atividades culturais promovidas em Itapevi e facilitando o acesso da população às mesmas.

Também foi aprovada, de autoria do presidente Prof. Paulinho e subscrito por todos os vereadores, a Moção de Apoio ao novo Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil (Lei 3022/14), que proporciona poder de atuação policial às corporações das Guardas Municipais do país. O vereador Julio Portela, que manifestou seu apoio à ação, declarou apenas recear a transferência de responsabilidades dos governos.

“E uma boa lei e muito importante para nossa guarda, mas não explana o envio de verbas ou recursos para melhoria de vencimento e estruturas do serviço prestado. Meu receio é referente a transferência de responsabilidades, como fizeram com a saúde e a educação, deixando elas nas costas do município. Acho que alguns parâmetros precisam ser revistos, mas dou total apoio às corporações de GM´s do Brasil”, declarou portela.

Ainda em sessão, também foram aprovados requerimentos dos vereadores Prof. Paulinho, Camila Godói, Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente), Ivonildo Andrade (Chambinho), Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), Erondina Godoy (Tininha), Luciano Farias (Bolor) e Akdenis Mohamad, além de 46 indicações de benfeitorias para Itapevi.

Relacionados