Cães e gatos podem ser adotados e castrados de graça na Prefeitura de Itapevi

Para você que gosta de animais de estimação, a Prefeitura de Itapevi conta com um serviço permanente de adoção e castração de cães e gatos no município. Desde 2003, os bichinhos podem ser adotados gratuitamente na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) do município.

“Temos como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da adoção destes animais. O processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo as agressões, os acidentes de trânsito, os maus tratos e as brigas entre eles”, explica a médica veterinária responsável pela DCZ de Itapevi, Cátia Pasanisi.

Os animais disponíveis para adoção já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Como adotar?

Os interessados deverão passar por uma entrevista com o funcionário do DCZ. Os adotantes recebem informações sobre guarda responsável e orientações sobre os cuidados com animais. No ato da adoção, cães e gatos serão registrados em nome do adotante maior de 18 anos.

É necessário levar coleira e guia para adotar cães e caixa de transporte para gatos, além de apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As adoções acontecem no Canil (Rua Jaspe, 7 – Vila Gióia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a DCZ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones 4773-2785 ou 4774-5387 ou pelo e-mail [email protected].

Castração

“O controle de animais domésticos, cães e gatos, envolve uma série de ações, que visam harmonizar a nossa relação com eles, minimizando o risco de ocorrência de problemas de saúde humana e animal”, comenta Cátia.

A médica veterinária explica que a castração é uma cirurgia que pode ser feita em todos os tipos de mamíferos, tanto nos machos quanto nas fêmeas. Segundo ela, existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação.

“Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis”, diz. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar.

“Todas essas afirmações são falsas, tanto para cães quanto para gatos”, afirma. Segundo a especialista, os dois principais motivos para a castração de cães e gatos machos são evitar fugas e diminuir a possibilidade de brigas com outros animais.

Para fazer o procedimento, é necessário o comparecer pessoalmente no Posto de Cadastramento (Avenida Profº Dimarães Antônio Sandei, 375 – Cidade Saúde), munido de CPF, RG, comprovante de residência atualizado no nome do dono do cão ou do gato, além de apresentar comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver.

Gratuito, o serviço de castração é destinado à população de cães e gatos residentes em Itapevi. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Quais os benefícios da castração

Para as fêmeas, o procedimento contribui para a diminuição do risco de câncer de mama. De acordo com pesquisas, 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença.

A castração para gatas reduz as chances de câncer de mama em percentuais de 40% a 60%. As fêmeas, tanto de cães quanto de gatos, não ficam mais vulneráveis às infecções uterinas graves. Elas não entram mais no cio e poupam os donos de lidar com o sangramento e com possíveis “visitantes” aparecendo nas portas de casa.

No caso dos machos, a castração diminui a frustração sexual, assim como a necessidade de sair em busca de novas parceiras. Simultaneamente, e medida reduz o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo. Tanto cães como gatos machos passam a sentir menos necessidade de demarcar o seu território com urina.

Animal mais calmo

O animal de estimação também pode ficar mais dócil, o que facilita a interação e reduz as situações problemáticas, especialmente entre aqueles “pets” que apresentavam comportamento agressivo antes da castração.

“Castrar cães e gatos é um ato de responsabilidade, pois além de prevenir possíveis doenças, contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas e de filhotes que geralmente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos”, diz Cátia.

Relacionados