Bota-fora em Jandira causa alagamento em Itapevi

Site1aPrefeitura de Itapevi notificará município vizinho pelos problemas causados no Jardim Vitápolis e região

 

Um bota-fora em Área de Preservação Permanente (APP), situado em Jandira, às margens do rio Barueri Mirim, que faz limite com o município de Itapevi, foi responsável por provocar grande parte da enchente que prejudicou centenas de moradores do Jardim Vitápolis (Itapevi) e bairros vizinhos, essa semana.

 

É o que concluiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após vistorias no local. A partir de agora, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos, notificará a cidade de Jandira pelos prejuízos causados.

 Site2

Além disso, segundo o secretário Evangelista Azevedo Limas, um trabalho conjunto entre os dois municípios deverá ser realizado para evitar que novos alagamentos aconteçam no bairro. Homens e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços deverão iniciar os trabalhos de limpeza em parceria com o município vizinho na manhã desta quinta-feira (15). De acordo com a pasta, a previsão é de que os serviços no leito do rio Barueri-Mirim se estendam pelos próximo 10 dias.

 Site3

Problema semelhante já havia ocorrido no final de março deste ano, quando o assoreamento das margens do rio, ocasionado pelo mesmo bota-fora, fez com que as águas invadissem a rua Pedro Valadares, assustando os moradores e causando inúmeros transtornos à comunidade. Na ocasião, preocupada com a situação das famílias locais, a Prefeitura de Itapevi agiu rapidamente, efetuando a limpeza emergencial do leito do rio.

 Site4

A administração municipal também notificou a Prefeitura de Jandira para que tomasse as devidas providências para resolver o problema do bota-fora, bem como o desassoreamento na margem oposta do rio, que estava sob sua responsabilidade, mas, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços de Itapevi, nenhuma medida foi tomada pelo município vizinho.

 

APP

As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população.

 Site5

De acordo com o Código Florestal Brasileiro, nestes locais é proibido retirar a vegetação natural, interferir no ecossistema, jogar entulhos ou até mesmo plantar, por se tratar de um local frágil, por onde escoa a água que chega aos rios.

Relacionados