UAB ITAPEVI: CURSOS SUPERIORES, TÉCNICOS E DE ESPECIALIZAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS

UAB_e__e-TecPossibilitar o acesso da população ao ensino superior gratuito e de qualidade. Este era o objetivo da prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, ao implantar, em 2007, um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecendo inicialmente os cursos de Sistemas de Informação, Pedagogia e Administração com ênfase em Administração Pública.

“Nós sabíamos que a cada ano, cerca de cinco mil jovens concluíam o ensino médio em Itapevi. Porém, a maioria não possuía condições para ingressar em uma universidade pública de renome. Com a vinda da UAB, revertemos este quadro substancialmente”, lembra Dra. Ruth.

Em pouco mais de três anos, no entanto, a UAB Itapevi se tornou mais do que uma universidade, oferecendo cursos superiores, técnicos e de especialização graças a convênios firmados com algumas das principais instituições de ensino do país – como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Neto” (UNESP) e os Institutos Federais de São João da Boa Vista e de Caraguatatuba.

Por meio de um sistema de Ensino à Distância e com uma estrutura de primeira linha, possuindo salas de videoconferência, laboratórios de informática totalmente equipados e inúmeros tutores que estão sempre à disposição dos alunos para tirar suas dúvidas, a UAB Itapevi tem sido um dos pólos de maior destaque no Brasil.

Atualmente, são oferecidos os cursos superiores de Administração (UFOP), Sistemas de Informação e Pedagogia (UFSCar), cursos técnicos de Administração (Etec Caraguatatuba) e Informática (Etec São João da Boa Vista), além dos cursos de especialização Ambiental (UNIFESP), Gestão Pública (UTFPR) e Diversidade e Cidadania (UNESP), num total de 680 vagas disponíveis. 

“O sistema de Ensino à Distância tem sido uma grande alternativa para se democratizar o acesso à educação de nível técnico e superior em nosso país. Resolvemos apostar neste modelo e hoje temos mais de 500 alunos que são beneficiados com um ensino de qualidade, gratuito e com aulas dentro do próprio município. Para mim, como prefeita e moradora de Itapevi, ter podido dar à população este presente é a realização de um sonho”, comenta Dra. Ruth.

 

Relacionados