Audiência pública discutirá metas e propostas do Plano de Saneamento Básico de Itapevi

Audiencia_Saneamento_BasicoOs cidadãos itapevienses estão convidados a participar da audiência pública sobre as diretrizes do Plano de Saneamento Básico para os setores de água e esgoto da cidade.

A ação promovida pela Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria do Meio Ambiente – acontece na quarta-feira (14), às 18h, no auditório do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

O objetivo da audiência é cumprir os artigos 57 e 58 da Lei Orgânica Municipal nº 11.445/07 estabelecendo metas e diretrizes para o tratamento do esgoto, bem como a distribuição da água na cidade. Com a participação da população, o encontro vai  apresentar um balanço das ações desenvolvidas dentro da cidade, assim como as metas para os próximos anos sob a concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em relação aos serviços prestados.

A ação envolve o Ministério Público, Governo do Estado e Município, para que haja adequações às normas estabelecidas sobre procedimentos de abastecimento de água potável, recolhimento e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, entre outras atividades. “É essencial que a população participe dessa audiência,  até mesmo para sugerir e propor melhorias que abrangem todo o sistema de saneamento básico da cidade”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.  

Em reunião ocorrida em junho deste ano, entre o prefeito e representantes da Sabesp, a companhia apresentou um balanço em que Itapevi contava com 91% de água tratada, 55% de coleta de esgotos e 32% de tratamento de esgotos. Durante o encontro também foi apresentado uma estimativa de que até 2016, o município itapeviense conquiste 100% de água tratada e 80% de coleta e tratamento de esgotos.  

A concessionária também previu obras com início em 2014 no município. Dentre as relacionadas ao abastecimento de água estão adequação do setor Alto da Colina; duplicação da adutora Itapevi/Jandira; ampliação dos centros de reservação Itapevi-Centro, Jardim São Carlos e Amador Bueno para 30 mil m³.

Já as obras previstas relacionadas à coleta e ao tratamento de esgoto a lista conta com a  implantação de 7 km de coletores (coletores-tronco ID Cobrape, Vila Aurora, Amador Bueno, Iracema e coletores-tronco sedundários) e implantação de 5km de coletores (coletores-tronco Santa Rita, Sapiantã, coletor-tronco 3, Jardim Itaquiti, estação elevatória e linha de recalque Cohab-Casinhas).

Serviço

Audiência pública sobre Plano de Saneamento Básico de Itapevi

Dia e horário: 14 de agosto – às 18h

Local: CEMEB Bemvindo Moreira Nery (avenida Pedro Paulino, 74 – Cohab)

 

Relacionados