Romeiros de Itapevi completam 49 anos de peregrinação em agradecimento a Deus

49_RomariaEm seu 49º ano, a Romaria de Itapevi reuniu, na manhã de sábado, 03, em frente às escadarias da Igreja São Judas Tadeu, no Centro, centenas de devotos que com o objetivo de agradecer suas bênçãos alcançadas, saíram em peregrinação rumo a Pirapora do Bom Jesus.

Confira as fotos por Nilton Ramos!!!

Antes da partida, os peregrinos receberam a bênção do Padre Fábio Rozário dos Santos, momento que contou com a participação de varias autoridades da cidade, como o vice-prefeito Flaudio Azevedo Limas, deputado estadual João Carlos Caramez, o vereador Claudio André Carvalho Almeida Lopes (Tico) e o ex- Vereador e Presidente da Câmara Marcos Ferreira Godoy (Teco) que acompanharam a saída.

Todos os anos, os cavaleiros com seus cavalos e charretes seguem rumo à cidade de Pirapora, percorrendo ao todo 35 quilômetros, saindo de Itapevi e passando por Araçariguama. Segundo a comissão organizadora, mais de 1.500 pessoas participaram esse ano. O presidente da comissão da Romaria, José Luiz Cardoso e o vice-presidente, Ricardo José Mirando, destacam a preocupação com a organização do evento religioso que é planejado durante todo o ano, em reuniões semanais, com a participação dos integrantes da comissão e romeiros.

“Sempre solicitamos o acompanhamento da polícia militar, da Guarda Municipal e do Demutran para assegurar a integridade e segurança dos participantes. Toda uma estrutura de suporte é montada, com apoio de caminhões que ficam à disposição para recolher os animais caso necessário para descanso, atendimento do veterinário que nos acompanha, ferreiro para troca de ferraduras, ou recolhimento do animal por alguma indisposição. Carros de apoio com água e lanche ficam nos esperando em locais estratégicos para descanso e alimentação”, destacou o presidente.

José Luiz também explicou, em entrevista aos meios de comunicação presentes, todas as etapas que seguem durante o ano, para os preparativos da peregrinação além da reuniões, eventos são realizados como a feijoada dos romeiros e o baile do cowboy, para arrecadar fundos para cobrir os gastos com a estrutura de apoio, como os carros e caminhões de suporte veterinário, ferreiro, lanche dos romeiros, divulgação e preparativos. Uma semana antes eles participaram da missa de envio dos romeiros, que esse ano ocorreu na igreja São Judas Tadeu, presidida pelo padre Fabio, no dia 28, com a participação da comissão e da comunidade católica.

“Pirapora foi escolhida por ser uma cidade de forte identidade religiosa. Tudo teve início em 1964, quando Hermes Gonçalves, morador da cidade, passou por um grave caso de saúde em sua família. Ele, muito religioso, fez uma promessa: se a saúde de um dos parentes fosse restaurada, faria essa viagem em agradecimento durante sete anos. Com isso outros devotos formaram o acompanhando, formaram um grupo que a cada ano ganhava mais romeiros. Resultado disso: ano que vem vamos completar 50 anos de Romaria e devoção”, explicou o vice-presidente.

Entre muitos dos relados das bênçãos alcançadas está o dos irmãos Adilson e Davilson de Abreu, Davilson é um dos 28 cavaleiros que fez parte da primeira romaria. “Hoje, fica uma lição, participei de quase todas as romarias e me sinto na obrigação com Deus de participar. Cresci fazendo parte dessa peregrinação durante parte da minha vida e a cada chegada é uma emoção muito forte que contagia todos nós”, comentou Davilson.

A romaria retornou a Itapevi no domingo, já que os romeiros passaram a noite em Pirapora para o descanso. Eles deixaram a cidade, após a bênção do padre Donizete, logo pela manhã e chegaram a Itapevi às 17 horas, quando foram recebidos pelos padres Fabio e Daniel, que junto aos romeiros fizeram a oração de agradecimento por mais uma jornada bem sucedida.

“Quero parabenizar a todos os romeiros, pela 49° Romaria, dizer que foi muito bem organizada, com a participação do povo. Nesse momento de fé e devoção quero agradecer a Deus e Pirapora do Bom Jesus por nos receber e pedir a Deus que guarde a todos nós e guarde nossa cidade, nosso povo e nos livre de todos os males e perigos. Agora vamos nos preparar para o ano que vem, com o Jubileu de Ouro da romaria”, abençoou Padre Fabio.

 

Confira as Fotos por Nilton Ramos!!!

 

 

Relacionados