ARTISTAS DE ITAPEVI SE CLASSIFICAM PARA A FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA

01_artistas_mapa_paulista_29_05Em um grande espetáculo, a Prefeitura de Itapevi realizou, no último sábado (23), a premiação do Mapa Cultural Paulista – Fase Municipal. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural 930 e, além de reunir artistas de diversos segmentos, foi acompanhada pela população. De acordo com o Departamento de Cultura, a edição deste ano foi a maior que a cidade já teve desde a criação do Mapa Cultural Paulista, em 1995.

Nos últimos meses, a população da cidade pôde se inscrever no Mapa Cultural Paulista nas categorias Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Vídeo), Teatro, Dança, Música (Coral e Música Instrumental) e Literatura (Conto, Crônica e Poesia). As obras inscritas no concurso foram avaliadas por um corpo de jurados. Os vencedores, cuja lista completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), passam agora a disputar a fase regional, com os melhores trabalhos de outras cidades da região Metropolitana da Grande São Paulo.

02_artistas_mapa_paulista_29_05A cerimônia de sábado contou com a apresentação de grupos de dança e de uma jam session musical com alunos dos cursos da Casa da Cultura. Entre os destaques da premiação está a munícipe Silvia Elias dos Santos, do grupo teatral Alkaturn. A jovem diretora levou para a casa os certificados de melhor texto teatral (de autoria de Damien Albert Louis), melhor cenário e melhor figurino, pela peça “A Dama do Espelho e a Serpente Encantada”; além de ter sido a autora de um dos melhores contos e de uma das melhores obras na categoria Artes Plásticas. No entanto, a peça que representará o município na fase regional será “O Auto da Compadecida”, uma encenação do grupo Fazendo Arte e Cia para o conhecido texto de Ariano Suassuna. Manuel Disney, que adaptou a obra para o teatro foi considerado pelo corpo de jurados como o melhor diretor.

Na Dança estilo Livre, levou a melhor o grupo Boys of Dance, que apresentou ao público uma coreografia de Break ousada e que empolgou até os mais comedidos da platéia. No estilo Contemporâneo, passa para a fase regional o Grupo Garra, pela coreografia “Cuida Bem de Mim”. Além disso, o quarteto de Cordas Prelúdio (Música Instrumental); o Coral Allegreto (Canto e Coral); o vídeo de animação Dr. Boom, de Solange Dantas; e nove obras literárias, nas categorias Crônica, Conto e Poesia, também foram classificados.

Organizado pela Abaçaí Cultura e Arte, o Mapa Cultural Paulista tem como principal proposta promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado. Durante a realização do evento, desenvolvido em três etapas (Municipal, Regional e Estadual), são selecionados artistas das 14 regiões administrativas do Governo do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo.

A fase regional ainda não tem data e local definidos, mas, de acordo com o cronograma da Abaçaí, deve acontecer entre os dias 01 de agosto e 15 de novembro. A divulgação das obras selecionadas para a Mostra Estadual e Circulação está prevista para o dia 16 de novembro.

Relacionados