DRA. RUTH ASSINA CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DO CORREDOR OESTE

Obras integrarão as duas cidades e fazem parte do projeto de construção do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo

Assinatura-7840731Uma obra que promete assegurar o conforto no transporte de quem se desloca de Itapevi para a capital paulista e para outros municípios da região. Foi assim que a prefeita Dra. Ruth Banholzer classificou a construção do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, minutos antes de assinar o convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre o município com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP). Com a adesão ao termo, que também foi assinado pela Prefeitura de Jandira, o Governo do Estado promete iniciar a construção do Corredor Oeste ligando as duas cidades, o que traria inúmeros benefícios na área do transporte para a população.

A cerimônia foi realizada nessa quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Itapevi. Representando a EMTU, estiveram presentes o presidente Julio Antonio de Freitas Gonçalves, o gestor do projeto Roberto Carlos Fazilari, e o diretor administrativo e financeiro José Eduardo Cupertino. Também compareceram o prefeito de Jandira, Braz Paschoalim, o deputado estadual João Carlos Caramez, representantes de associações e entidades de classe, secretários municipais, o presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco), e os vereadores Roberval Luiz Mendes (Val), Luciano de Oliveira Farias (Bolor), Adilson Peres, Silas Pinheiro, Flaudio Azevedo Limas, Igor Soares Herbert, e Julio César Portela.

Solicitação antiga da população, a obra, com início previsto para março de 2010, promoverá a integração das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, trens e metrô garantindo maior agilidade e segurança nos deslocamentos dos moradores da região. O trecho Itapevi/Jandira, que terá cerca de 05 quilômetros terá um custo para o Governo do Estado de R$ 30 milhões.

De acordo com Dra. Ruth, a assinatura do convênio é a garantia da concretização de um sonho que a população de Itapevi nutriu durante décadas. “Para mim, é uma imensa satisfação assinar este convênio. Nossa cidade cresceu de forma desordenada e tivemos um grande prejuízo, principalmente no que diz respeito ao transporte de massa. Felizmente, percebo que agora o Governo do estado se volta para nossa região e isso representa uma enorme conquista. Quando todos estão unidos em torno de uma benfeitoria, a população sai ganhando”, afirmou.

A obra faz parte de um projeto ainda maior: o Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi – São Paulo. Previsto para começar no futuro Terminal Itapevi, próximo à estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Itapevi, o futuro Corredor terá uma extensão de 33 quilômetros e ligará as cidades da região à futura estação Butantã do Metrô (linha 4), na capital paulista, atendendo não somente a população de Itapevi, mas também os moradores de Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. “O trecho entre Itapevi e Jandira é o trecho mais importante em termos de carência atualmente. O Corredor Metropolitano é uma obra de grande volume que estaremos entregando em um futuro próximo. Este é um compromisso da EMTU e do Governo do Estado”, garantiu o presidente Julio Antonio de Freitas Gonçalves, que ainda afirmou que a obra estará concluída até dezembro do ano que vem.

O trabalho do Governo do Estado para a implantação do futuro Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, segundo informações da EMTU/SP, inclui também a construção do Terminal Metropolitano Itapevi, três estações de transferência, viaduto, passarelas e tratamento viário, proporcionando maior mobilidade aos deslocamentos da população, com a integração das linhas de ônibus municipais, metropolitanas e sistema metro-ferroviário. Somente no trecho prioritário Itapevi/Jandira, a estimativa é de que sejam transportados cerca de 16 mil passageiros por dia.

“Esse projeto é de suma importância para a região. Estamos aqui hoje para agradecer ao Governo do Estado e à prefeita que sempre bateu na porta do governador José Serra, demonstrando muito empenho para tornar isso real”, comentou o presidente da Câmara Marcos Godoy.

Para o deputado estadual João Caramez, o Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo cumprirá uma função há tempos acalentada pela população de Itapevi: a integração viária com os municípios da região Oeste. Essa também é a opinião de Jaci Tadeu, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano. “Em 2008, o Roberto Carlos Fazilari expôs este projeto para mim e fiquei muito entusiasmado. Hoje, dou meus parabéns porque a EMTU chega em Itapevi conhecendo os problemas da cidade. Tenho certeza que estamos dando mais um grande passo no desenvolvimento do município”, avaliou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Antes do encerramento da cerimônia, Dra. Ruth, Julio Antonio de Freitas Gonçalves, José Eduardo Cupertino e o deputado Caramez assinaram o convênio de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco, firmando a parceria entre Estado e município para a realização das obras em favor da população.

Relacionados