Artistas de Itapevi encenarão peça de Nelson Rodrigues neste sábado (10), em São Roque

Centenario_Nelson_RodriguesItapevi tem revelado cada vez mais talentos artísticos entre seus habitantes.

É caso dos atores e atrizes estudantes da Escola Municipal de Teatro, mantida pela Secretaria de Educação e Cultura do município que, a cada apresentação, exibem talento e competência técnica. Como prova desta evolução, os jovens artistas de Itapevi foram convidados a participar do “3º Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni”, que tem início nesta quinta-feira (08), e se estenderá até domingo (11), em São Roque.

Os itapevienses encenarão, no sábado (10), às 20h, a peça ‘Viúva, porém honesta’, clássico do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, sob direção de Hélton Lima. A peça já foi apresentada anteriormente no encerramento do Festival de Teatro realizado em homenagem ao autor, em agosto deste ano, no Espaço Cultural 930.

Trata-se de uma obra do gênero farsa psicológica (com classificação indicativa para os 12 anos de idade), que aborda o problema vivido por Dr. J.B. de Albuquerque Guimarães, que não consegue convencer sua filha única a deixar de velar seu marido morto e voltar a ter uma vida normal. Para isto, contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para dissuadi-la da ideia e voltar a querer se casar.

Além de ‘Viúva, porém honesta’, estão previstas diversas apresentações de artistas da região, durante o festival que acontece na EMEF Barão de Piratininga, situada na Rua José Henrique da Costa, nº 252 – Cambará – São Roque. A entrada é gratuita.

Curso de teatro gratuito em Itapevi

O curso de teatro é oferecido pela Prefeitura Municipal de Itapevi por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e é aberto à comunidade, tendo como objetivo promover, por meio das artes cênicas, a formação cultural, filosófica e social dos alunos. Ao final de cada módulo, que tem duração de seis meses, os atores têm a oportunidade de participar da apresentação de uma peça, colocando em prática os conteúdos aprendidos nas aulas.

Essa iniciativa tem permitido a descoberta e a formação de centenas de jovens talentos na cidade, proporcionando assim a oportunidade aos futuros artistas de participar de apresentações especiais e festivais artísticos, dentro e fora da cidade. Informações sobre este e outros cursos artísticos podem ser obtidas pelo telefone 4141-0403, ou diretamente no Departamento de Cultura, situado à rua Ezequiel Dias Siqueira, 150 – Centro.

Relacionados