Após sugestão do vice-prefeito Jaci Tadeu, CPTM duplica passagem de veículos sob via férrea em Ambuitá

obra_CPTM_AmbuitaPor solicitação do vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, as obras de modernização da rede ferroviária na região de Ambuitá passaram a incluir a duplicação da passagem de veículos sob a via férrea no bairro.

Realizadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), as ações destinam-se a implantar uma nova estação de trens no bairro, em substituição à antiga parada, desativada há vários anos.

A alteração do projeto solicitada por Jaci tem por objetivo permitir uma melhor circulação de veículos e pedestres, algo que não estava contemplado no projeto inicial da CPTM. O vice-prefeito aponta que a construção, da forma como estava prevista, inviabilizaria o tráfego no local, uma vez que a passagem só comporta um veículo por vez, e caminhões muito altos sequer passam de um lado a outro da via.

A alteração foi proposta no ano passado para garantir a ampliação desta passagem na continuação da avenida Prof. José Alexandre Crosgnac, que liga o bairro à rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva. Com as mudanças no traçado, a passagem sob a linha férrea passou a ter sete metros de largura de via carroçável – para passagem de veículos – e 1,6 metro de largura de passagem de pedestres nos dois lados da pista. A passagem também terá altura de 4,8 metros, permitindo a passagem de veículos mais altos.

Para o vice-prefeito, a modernização da rede ferroviária e as ações complementares na malha viária local ampliarão as opções de transporte público oferecido aos moradores de Ambuitá e de bairros próximos, complementando as ações já realizadas pela atual administração municipal, como a pavimentação asfáltica em Ambuitá – em fase adiantada na segunda etapa – e na Vila Gióia, bairro próximo à futura estação.

Jaci Tadeu, que vem acompanhando o andamento das obras, também falou da importância das ações para o desenvolvimento econômico da cidade. “Ambuitá possui uma ampla área industrial, sendo um pólo gerador de emprego e renda em Itapevi. Investir no transporte público neste bairro contribuirá ainda mais para o crescimento empresarial no bairro, porque facilitará o acesso de trabalhadores e a circulação de produtos entre o centro da cidade e o pólo industrial”, afirmou Jaci.

Relacionados