Alunos de Itapevi recebem medalhas pelas ilustrações e textos em comemoração ao Dia da Paz

Ao todo foram escolhidas 150 produções, entre desenhos e textos. Na última segunda-feira (20), os alunos receberam medalhas de honra ao mérito e certificados entregues pelo prefeito Jaci Tadeu durante a cerimônia de encerramento do concurso.

O evento aconteceu no Centro Municipal de Eventos Jaci Januário (CEMIP) e reuniu professores, gestores e pais de alunos.  Desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceira com a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, as produções do concurso foram baseadas no tema paz e julgadas por uma comissão formada por gestores de cada escola.

O assunto foi desenvolvido com os alunos durante os meses de agosto e setembro, por meio do concurso desenvolvido em sala de aula. As crianças do 1º, 2º e 3º anos criaram desenhos livres sob o tema, já os estudantes do 4º e 5º anos fizeram trabalhos escritos – como poesias, poemas, contos, crônicas e redações. Tanto os trabalhos de pintura quanto de texto realizados pelas crianças ficaram expostos no CEMIP durante a cerimônia de premiação.

O prefeito Jaci Tadeu lembrou às crianças e pais presentes ao evento, a importância de formar adultos com valores éticos. “Começamos esse projeto de semear a paz nas escolas e pedimos aos gestores que passassem essa ideia às crianças, porque elas são o nosso futuro e temos que ensinar os valores como respeito e humildade para que eles também aprendam a multiplicar a paz”, afirmou.

Além das crianças, os professores também receberam certificados pela participação e auxílio na produção dos textos e das imagens. Ao todo foram entregues premiações para 56 escolas municipais.

De acordo com a secretária da Educação, Lilian Braga, o projeto foi desenvolvido com seriedade graças ao empenho e dedicação que os profissionais tiveram para com a ação. “Vocês, gestores e professores, lapidam grandes joias. Vocês semearam a paz em cada criança, agora estão vendo eles se tornarem grandes frutos”, disse. 

As crianças do CEMEB Viver e Aprender, da Vila Gióia, fizeram uma encenação também com a paz como enredo principal. A apresentação “O Bem Contra O Mal” emocionou a todos, levando alguns expectadores às lágrimas.

Ao lado dos secretários Joaquim Henrique (Esportes e Lazer) e Laila Chaluppe (Saúde), o secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Ademir Braga, falou da verdade com que as crianças expressam seus sentimentos. “A paz deve ser lembrada todos os dias. O olhar da criança é simples, puro. Esse evento em alusão ao Dia da Paz deve acontecer todos os anos, para que nossos pequenos cresçam crianças na paz”, enfatizou.

 

Relacionados