Idosos participam de entrega coletiva de carteira interestadual

Para garantir que o público da terceira idade de Itapevi tenha acesso a transporte para qualquer lugar do país, a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – realizou uma entrega coletiva de carteirinhas interestaduais, no último dia 14, no Centro de Convivência do Idoso de Itapevi.

Na ocasião, mais de 160 idosos da cidade receberam a carteira das mãos do prefeito Jaci Tadeu e da secretária da pasta Ruth Banholzer. O benefício pode ser solicitado para moradores que tenham a partir de 60 anos e com renda igual ou inferior a 2 salários mínimos, que não tenham como comprovar rendimentos.

“Viajar pelo Brasil de forma gratuita, ou com desconto, é uma oportunidade que os idosos não tinham até anos atrás. São ações como essas que permitem viver bem e melhor na terceira idade”, disse a secretaria.

O acesso de idosos à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais (para ônibus, trens ou barcos) é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso. Pela legislação, no sistema de transporte coletivo interestadual, as empresas reservarão duas vagas gratuitas por veículo para idosos.

O prefeito Jaci Tadeu destacou a importância do Centro de Convivência do Idoso de Itapevi (CCII) para atender os munícipes da melhor idade. “O CCII oferece atividades adaptadas para a melhor idade e está de portas abertas para todos que buscam mais qualidade nessa fase de vida”, completou o prefeito.  

A carteirinha tem validade de dois anos, contados a partir da data de expedição, em todo território nacional. De acordo com o MDS, a participação dos órgãos gestores da assistência social na promoção do acesso ao benefício tarifário a idosos está amparada no Decreto nº 5.934/06, onde são estabelecidos mecanismos e critérios para aplicar os dispositivos do estatuto.

Para mais informações, o munícipe pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania pelo telefone 4143-9700 (ramal 9723), ou se dirigir à unidade que fica na rua Escolástica Chaluppe,154 – Centro. 

 

Relacionados