Ações da Prefeitura de Itapevi atendem mais de 10 mil jovens da cidade

Na tarde dessa terça-feira (7), o prefeito Jaci Tadeu recebeu em seu gabinete, no Paço Municipal, jovens que participam dos programas direcionados à juventude atuantes em Itapevi, desenvolvidos pela Prefeitura. A reunião também contou com a presença do secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Ademir Vilhena. 

O encontro teve como objetivo explanar as principais atividades da recém-criada Coordenadoria da Juventude. O departamento – vinculado à Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo – tem a função de unir e multiplicar as 17 ações, desenvolvidas especificamente para o público jovem, que resultam no atendimento de mais de 10 mil pessoas.

Os programas oferecidos por diferentes Secretarias oferecem formação, qualificação, cultura e até mesmo fonte de renda para a juventude local. Dentre eles destaque para Ação Jovem, Ballet e Jazz, Battle Pela Vida, CAPS II- Infanto Juvenil, Cerâmica e Desenho Artísticos, Centro de Formação Musical, Ciesi, Conexão Jovem, Estágio Universitário e Médio-Técnico, Jovem Cidadão, Multiplicadores do Bem, Música Contra a Violência, Teatro e Circo-Teatro, Senai e UAB.

Na oportunidade, o representante do executivo destacou a importância da juventude para o desenvolvimento de Itapevi. “A Coordenadoria de Juventude foi criada com o objetivo de abrir espaço para que os jovens elenquem propostas que anseiem suas expectativas de formação e futuro. Para viabilizar projetos direcionados ao público jovem da cidade é preciso ter objetivos claros, viáveis, que sejam pensados para o coletivo e que possam ser amadurecidos com a equipe da Coordenadoria. Itapevi avançou muito nos últimos tempos, mas ainda temos muita coisa a fazer, em especial, para os que são o nosso futuro”, observou Jaci.

O coordenador do Conexão Jovem, Fabrício Teodoro dos Santos, 22 anos, disse que valoriza a administração municipal por conceder a oportunidade em sua trajetória profissional. “Em 2009 comecei a trabalhar  como bolsista do Programa Conexão Jovem e, em seguida, continuei trabalhando pelo Programa Estágio Universitário até conquistar uma vaga como coordenador do primeiro programa o qual participei. Isso mostra que a Prefeitura oferece oportunidade. A cidade tem muitos projetos bons que podem alavancar a vida e carreira dos jovens e temos que ser agentes multiplicadores de tudo isso”, conta Fabrício.

Coordenadoria de Juventude

Criada em abril deste ano, a Coordenadoria de Juventude surgiu por meio da necessidade de uma análise destacada da faixa etária ( pessoas entre 15 e 29 anos de idade) com o objetivo de definir prioridades e abordagens específicas na condução das políticas públicas voltadas a esse público.

Para participar de alguma ação voltada ao jovem ou apresentar propostas, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Juventude, que fica na rua Ezequiel Dias Siqueira, 150 – Jardim da Rainha, de segunda a sexta das 8h às 17h, ou pelo telefone 4141-0403.

Relacionados