Ações contra enchentes são intensificadas pela Prefeitura de Itapevi

_Obras_enchenteObjetivando prevenir alagamentos e enchentes devido à intensidade das chuvas no início do ano, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, a Prefeitura de Itapevi está realizando a limpeza e manutenção das principais vias coletoras de águas pluviais do município.

Nesta semana, nas ruas Manoel Alves Mendes e Profº Irineu Chaluppe, no Centro, profissionais executam a limpeza dos dutos coletores, retirando dejetos, entulho e lixo que possam causar o acúmulo nas galerias. Além da limpeza, serviços de reparo nas grades seletivas de proteção e desobstrução de bocas-de-lobo também estão sendo promovidos para maior segurança e filtragem pluvial.

O vice-prefeito Jaci Tadeu acompanhou as obras de limpeza e disse que o serviço colabora para menor incidência de enchentes na região. “Estamos providenciando ações para conter possíveis casos de inundações antes mesmo da chegada das fortes chuvas. Não só no centro, mas também em bairros cujos índices de alagamento podem ser maiores”, disse Jaci Tadeu.

A prevenção a enchentes é mantida pela administração municipal durante todo o ano, sendo reforçada, em especial, durante as semanas anteriores ao período de chuvas. A partir de Setembro do ano passado, a Prefeitura intensificou ações de limpeza e manutenção em diversos pontos da cidade. Por exemplo, no Jardim São Carlos, na rua Pedro Virgílio Corrêa, profissionais executaram o desassoreamento, limpeza e manutenção do córrego que acompanha o prolongamento da via.

Na rua Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, serão aumentadas as bocas-de-lobo da via, agregando grades de contenção que facilitarão o escoamento da água da chuva, evitando acúmulos e privilegiando o tráfego e os moradores do local. “Existe um projeto definitivo para a melhoria da rua. Faremos um serviço para suprir a demanda de chuvas neste verão e, posteriormente, faremos os estudos de início das obras, com levantamento de solo, construção de caixa coletora e pavimentação”, disse Jaci Tadeu acompanhado do vereador Igor Soares e do secretário de Obras e Serviços, José Americo Leite.

A prevenção também será realizada nas margens do rio Barueri-mirim, com a retirada de lixo e entulho feita por uma máquina especial, garantindo a manutenção de uma área próxima ao leito, na altura do Jardim Vitápolis. Na Cohab, na avenida Pedro Paulino, foi feita a limpeza de diversas bocas-de-lobo, para melhor fluidez das águas. No Jardim Paulista, um muro de arrimo foi construído na rua da Urca, visando garantir a segurança e prevenir acidentes de moradores e transeuntes. Jaci Tadeu também visitou a obra, que está em processo de finalização.

Relacionados