32 escolas municipais de Itapevi participam do 1º Torneio Interescolar de Dodgeball

Torneio_DodgeballCom o objetivo de valorizar o esporte como atividade importante para o pleno desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos das escolas municipais, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está promovendo no CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann, o 1º Torneio Interescolar de Dodgeball.

A disputa, que faz parte do Programa Recreação pelo Movimento, começou no dia 30 de setembro e a final será realizada no dia 21 de outubro. O Dodgeball é a tradução literal da famosa queimada, porém a organização e a mecânica de jogar são diferentes da queimada tradicional. “A equipe é composta por 12 jogadores, sendo seis meninas e seis meninos, e na linha central do campo ficam posicionadas cinco bolas para início”, explica o secretário de Educação e Cultura, Professor Edgard José Fiusa.

Ele acrescenta ainda que, após os jogadores tomarem posse das bolas, eles devem se dirigir até o centro do campo de jogo para arremessá-las nos adversários. O jogador é considerado ‘queimado’ quando a bola arremessada pela equipe adversária tocar em qualquer parte do corpo (exceto a cabeça) e, em seguida, tocar o chão. “Após cinco jogadas, vence a equipe que tiver maior número de jogadas com menos jogadores queimados. No entanto, o diferencial deste jogo é que não existe um juiz, e desta forma, as crianças terão que treinar a auto-disciplina e controle”, acrescenta o secretário.

De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, atividades como estas que estão sendo desenvolvidas nas escolas são importantes para que valores e atitudes sejam vivenciados pelos alunos. “Uma simples brincadeira pode agregar à formação destas crianças os sentimentos de compreensão, respeito e cumprimento às regras, sejam eles no jogo ou na vida”, enfatiza Dra. Ruth. 

Estão participando do torneio 32 escolas, o que totaliza 384 crianças do 5º ano. A fase classificatória será realizada em quatro dias, com a participação de oito escolas em cada dia, nas quais serão divididas em dois grupos (A e B) com quatro equipes. O primeiro colocado de cada grupo se classificará para jogar a final no dia 21, que também vai acontecer no CEMEB Dra.Zilda Arns. A escola vencedora levará para sua sede um belo troféu.

Relacionados