Vice-prefeito Jaci Tadeu defende troca de informações entre os municípios

Formatura_Guarda_RafardDurante cerimônia de formatura de guardas municipais da cidade de Rafard, interior de São Paulo, realizada na última semana, o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, defendeu a troca de experiências entre as corporações de diferentes municípios.

A Guarda de Itapevi vem realizando um imenso trabalho de formação e capacitação de guardas de outras cidades do Estado, o que vem contribuindo substancialmente para garantir a segurança de milhões de pessoas.

“Um dos maiores exemplos do desenvolvimento pelo qual nosso município vem passando é a nossa Guarda Municipal, que, do total abandono em que se encontrava até 2005, se tornou uma referência na região. No entanto, acredito que temos o dever de compartilhar conhecimento com outros municípios de São Paulo”, comentou Jaci Tadeu.

Nos últimos meses, a G.M. de Itapevi ministrou um curso de capacitação a guardas municipais de Capivari, Rafard e Elias Fausto. Ao longo das aulas, os integrantes das três corporações puderam aprender mais sobre armamento, munição e tiro; relacionamento interpessoal; legislação; técnicas e procedimentos operacionais; primeiros socorros, crimes ambientais; trânsito; defesa pessoal e apresentação de ocorrências. Ao todo, foram ministradas 80 horas de aulas, atendendo a exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Também presente à cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Rafard, o secretário de Segurança de Itapevi e comandante da Guarda, Kleber Ferreira Maruxo, ressaltou a importância da Guarda Municipal para a segurança do cidadão de bem.

“O guarda municipal é o profissional que mais realiza trabalho comunitário em uma cidade. Ele conhece os moradores pelo nome, onde ficam os próprios públicos, que horas abre e fecha o comércio local. Portanto, se o povo está do lado da Guarda Municipal, quem poderá vir contra ela?”, avaliou. Maruxo também aproveitou para entregar um certificado de “Amigo da Guarda Municipal de Itapevi” ao comandante da Guarda de Rafard, Gamaliel Lourenço de Souza.

Também prestigiaram a solenidade o prefeito de Refard, Marcio Minamioka; o vice-prefeito Heitor Turolla; os vereadores Dídimo Alves Miranda e Armando Garcia; o secretário de Segurança de Capivari, João Santos; o coordenador de Segurança de Elias Fausto, Marcelo Ozawa; representando a Polícia Militar, o sargento Villas Boas; os comandantes GCM Moraes (Sumaré) e GCM Eberlim (Elias Fausto). O evento também contou com a participação da Banda Musical da Guarda Municipal de Itapevi.

Outros 84 guardas de Capivari também já receberam, em outubro, o certificado de conclusão do curso de capacitação ministrado pela G.M. de Itapevi. Já os 28 guardas de Elias Fausto, que também participaram do curso, deverão receber os certificados até o final deste mês.

 

Relacionados