Vereador do PT falta de sorte ou cara-de-pau, mesmo???

Carro Oficial da câmara
de Itapevi parado na
fila do pedagio

veiculooficial2-7214361Amigo leitor, nesta segunda-feira, 15, temos tantas notícias para comentar, muitas tragédias a lamentar sejam aqui no nosso Estado, com o acidente nas obras do metrô, ou do Rio de Janeiro, com o rio de lama que está invadindo literalmente algumas cidades. Mas apesar dessas tragédias tristes que acompanhamos pela Tv e pelos jornais, temos a nossa vida, a nossa rotina, que todos sabem, com alegrias ou tristezas, sempre nos leva adiante.

Seguindo minha rotina familiar, fui ao Litoral Paulista nesse final de semana, buscar minha esposa e filhos que estavam em férias na praia. Tudo muito simples e rotineiro, caro amigo: eu subindo a Serra, tranqüilamente, o trânsito meio-parado, como sempre na subida, quando olho para o lado distraidamente e, qual não é a minha surpresa?

Veiculo oficial transitando
na Padre Manoel da Nóbrega
como se nada estivesse
acontecendo, tudo normal
Veiculooficial-7258791Vejo o senhor vereador Tião Matos num carro, cheio de gente, possivelmente sua família, e penso comigo bem-humoradamente: “Puxa vida! Até aqui?”.

Mas o que poderia ser uma simples coincidência ligeiramente engraçada mostrou-se a comprovação de um fato ilícito. O nosso nobre vereador, que recebe mensalmente um nobre salário estava voltando da praia, simplesmente, dirigindo um carro oficial da Câmara dos Vereadores de Itapevi, carro oficial este, que pelo Regimento Interno da Casa de Leis – e pelos princípios morais de um cidadão ético – deveria ser usado apenas em atos oficiais do representante público.

Agora vejamos, seria um ato oficial de vereador, passear na praia, catar conchinhas, exibir, talvez, como o ilustre Primeiro-casal da República, trajes de banhos sumários, antiquados ou engraçados, quem sabe até com uma estrela vermelha bordada no maiô, como recentemente vimos nos jornais?

Ou quem sabe, seriam considerados atos oficiais de um representante eleito pelo povo caminhar pela orla, tomar sorvete de casquinha ou jogar uma pelada na areia? Não tenho nada contra o lazer de qualquer pessoa, ao contrário, sou defensor ardoroso de que todo trabalho digno deve ser recompensado com descanso, com lazer, com conforto.

Agora, fazer tudo isso, dirigindo um carro oficial é muito desrespeito. Quando vi aquilo, caro amigo leitor, todo o meu bom-humor foi para o ralo. Puxa, vida, senti até vergonha ao imaginar as pessoas no litoral vendo um grupo de turistas passeando tranqüilamente pela praia dirigindo um carro oficial de Itapevi. O que eles devem ter pensado: “Puxa, esses políticos de Itapevi são folgados! Olha, só, passeando pela praia de carro oficial, chapa branca, brasão da Câmara, que boa vida, hein? Esses políticos são todos iguais, mesmo”.

Que vergonha imaginar nossa cidade ilustrando este tipo de comentário. Que vergonha saber que por causa de uns poucos todos irão pagar. Sim, porque não são todos os políticos de Itapevi que usam carros oficiais de forma tão desavergonhada. Felizmente, sabemos que não são todos…Mas, infelizmente, quando vimos apenas um fazendo errado, também sabemos que o mais comum é generalizar.

A minha indignação é tão grande que poderia ficar horas escrevendo sobre isso. Mas acredito que não seria de grande utilidade. Parece que as pessoas estão cegas, aceitando tudo isso que a gente vê por aí, passivamente, sem esboçar nenhuma reação, nenhuma indignação. Começo a ficar confuso. Será que somente eu sinto essa vergonha, essa irritação? Será que o nosso nobre vereador apenas teve falta de sorte ao ser visto por mim ou será que o desrespeito está assim tão acintosamente declarado que o fato de o carro oficial ter sido usado para um fim nada oficial seja mais uma prova da cara-de-pau dessa gente que acha que pode fazer qualquer coisa acima do bem e do mal, acima da moral e da lei?

Relacionados