Trabalho conjunto entre as forças de segurança de Itapevi é destaque na região

SeguranaItapevi já é uma cidade mais segura pra se viver. É o que garante o delegado titular de Itapevi, dr. Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto.

Segundo ele, a cidade vem reduzindo os principais índices de criminalidade e isso se deve ao trabalho promovido pela Guarda Municipal, pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.

De acordo com dados apresentados pelo delegado, as mega-operações realizadas em conjunto nos últimos meses visando ao combate da criminalidade obtiveram resultados expressivos para a segurança no município. Para se ter uma ideia, somente na última operação, foram capturados 9 procurados, cumpridos 21 mandatos, apreendidos mais de 10 mil objetos de pirataria, 2 armas de fogo e 10 veículos irregulares. Também foram abordadas mais de 250 pessoas nas ruas, vistoriados quase 200 veículos e apreendidas 3 máquinas de caça-níquel.

Os números apontam que Itapevi tem servido de exemplo para os outros municípios da região que também estão sob a responsabilidade da Seccional de Carapicuíba. A cidade não registrou nenhum caso de sequestro, e os roubos – que são mais violentos do que os furtos –, tiveram redução de 10.8% em relação ao ano passado.

Operações conjuntas são realizadas todos os meses, sempre respondendo à data estipulada pela Seccional de Carapicuíba, delegacia que engloba os municípios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Itapevi, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Segundo dr. Aloysio Ribeiro, essa é a operação THETA, a 9ª realizada no ano. “Dessas nove operações, nos destacamos em nada menos que sete. Grande parte porque é fundamental a fusão das guardas em trabalho em conjunto. Em um ano, reduzimos quase 25% o número de furtos de carro e quase 10% outros tipos de furto”, constata o delegado.

Ainda sobre o trabalho conjunto, dr. Aloysio ressalta a importância que as Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM) da Guarda Municipal representam nessas operações. “Nós precisamos capturar e cumprir mandatos. Para isso, a Polícia Militar faz o bloqueio, a Guarda faz a apreensão de pirataria e a Polícia Civil efetua a prisão, e, como as motos da Guarda são muito rápidas, elas nos ajudam na captura”, completa o delegado.

O secretário Municipal de Segurança e comandante da Guarda Municipal de Itapevi, Kléber Maruxo, ressalta os investimentos feitos na área pela administração Dra. Ruth–Jaci Tadeu. “No aniversário da Guarda, por exemplo, a Prefeitura nos entregou sete viaturas novas, 15 capacetes, dois rádios-base, 17 rádios de viaturas, 40 rádios HT e 12 microfones de lapela. Isso facilita muito nosso trabalho”, lembra Maruxo.

Para o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o desenvolvimento da cidade também depende da segurança. “Perdemos o status de cidade-dormitório, estamos em franco desenvolvimento e trazendo empresas para o município, e isso também é devido ao grande trabalho de segurança que é realizado na cidade”, ressalta Jaci.

Relacionados