Secretaria de Educação de Jandira adere a instrumento de gestão educacional

A Prefeitura de Jandira em conjunto por meio da Secretaria Municipal de Educação de Jandira (SMEJ), iniciou o preenchimento e posterior implantação do PAR – Plano de Ações Articuladas.

O Plano de Ações Articuladas é um importante instrumento de gestão educacional. O plano de cada estado e município aponta as prioridades para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) estipulado pelo Ministério da Educação.

Os estados e municípios devem organizar um comitê local do PAR, com objetivo de mobilizar a sociedade em prol da oferta de uma educação pública de qualidade para acompanhar as metas de evolução do IDEB.

O funcionamento do comitê é incumbência de estados e municípios, que devem constituir sua composição em portaria. O comitê de Jandira está pronto e nomeado através da portaria nº 16/2021.

 O comitê tem como fundamento garantir a infraestrutura, identificar dificuldades e auxiliar os cidadãos, no âmbito local, para que exista a construção de uma educação de qualidade que seja para todos. Não se conhece uma boa escola que esteja desvinculada do seu contexto social. Portanto, o sistema de ensino, por meio de seus gestores, deve integrá-la à comunidade da qual faz parte. Mobilizar a sociedade em favor de uma educação básica de qualidade é um dos objetivos primordiais do Comitê Local do Compromisso.

Relacionados