Prefeitura de Jandira organiza atuação intersecretarial para atendimento às famílias cadastradas no Cadúnico.

A Prefeitura de Jandira, por meio das secretarias de saúde, desenvolvimento social e educação, definiu uma atuação conjunta com a finalidade de melhor atender as famílias que estão cadastradas no  Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), cadastro utilizado para programas como o Bolsa Família.

Antes de descrever alguns pontos da ação intersecretarial, falamos um pouco sobre o Cadúnico. O Cadastro Único (Cadúnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 (três) salários mínimos de renda mensal total. As informações contidas no Cadúnico são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. 

Dada a importância do tema o alinhamento da atuação intersecretarial, iniciou a partir de uma reunião ocorrida no último dia 11 de Agosto, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a presença de integrantes das três secretarias.

Durante a reunião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, explicaram que, todas as famílias que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais, necessitam atender algumas diretrizes para a manutenção dos benefícios, diretrizes estas ligadas a pasta da educação e também saúde, por isso, a importância deste trabalho conjunto para que nenhuma dessas famílias percam seu benefício social.

Com o retorno às aulas presenciais, a Secretaria de Educação está acompanhando, com maior assertividade, o desenvolvimento pedagógico das crianças de famílias que recebem Programas Sociais.

A partir da lista, encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou buscas ativa para avaliar as condições de saúde das famílias e principalmente das crianças, presentes no Cadastro Único para Programas Sociais. Nestas buscas as famílias são orientadas a comparecer na UBS para atualização dos dados de saúde que são necessários para a manutenção dos benefícios.

“Mesmo em meio a pandemia , precisamos continuar nos preocupando com a saúde das crianças , para que possamos acompanhar os indicadores de desnutrição, e orientar referente a importância da atualização da carteira de vacina das crianças, o peso e altura  e o acompanhamento nutrição” destaca mensagem encaminhada pela Secretaria de Saúde.

Por fim, a Secretaria de Saúde orienta que as famílias que recebem programas sociais, compareçam à Unidade de Saúde (UBS) mais próxima o mais breve possível, para que não haja risco de perda de benefícios como o bolsa família, em ocasião da não atualização do quadro de saúde da família.  

Relacionados