Saúde de Jandira realiza caminhada pela vida

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje, dia 10, a caminhada pela vida, que teve a finalidade de apresentar uma ação ativa que representasse o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, comemorado hoje.

O objetivo geral da caminhada foi aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em Jandira. Esta foi mais uma das atividades do Setembro Amarrelo, que têm objetivos que incluem promover a colaboração entre partes interessadas e a auto-capacitação para lidar com a auto-mutilação e o suicídio por meio de ações preventivas. 

A caminhada teve início por volta das 9 horas, em frente ao Centro de Reabilitação Humana (CRH), e seguiu pela Rua Fernando Pessoa, Avenida Conceição Sammartino, finalizando com uma atividade na Praça Anielo Gragnano.

Durante a caminhada, que contou com: psicólogos; terapeutas ocupacionais; estagiários de psicologia; enfermeiros; técnicos de enfermagem; assistentes sociais; pacientes dos equipamentos de saúde mental da cidade; e populares simpáticos à causa, abordou dezenas de pessoas perguntando: Como vai você?

Dependendo da resposta da pessoa abordada, os profissionais da saúde que estiveram na atividade, passaram as primeiras orientações com vista na prevenção de um possível suicídio.

A atividade de fechamento realizada na Praça Anielo Gragnano, contou com o direcionamento de uma Terapeuta  ocupacional, que através da musicoterapia, chamou a atenção de populares que passavam pela praça, para a importância dos trabalhos que estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde, por meio da campanha Setembro Amarelo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde ~que ~exitam condições mínimas para oferta de ajuda. Dito isto, a Secretaria de Saúde busca com as atividades do Setembro amarelo, dizer para a população de Jandira, que há uma equipe na secretaria e nas unidades de saúde, com profissionais capacitados para o cuidado com a saúde mental, portanto, as portas das Unidades de Saúde do município estão abertas para receber todos aqueles que estão com sinais de uma saúde mental que necessita de cuidados.

Relacionados