Saúde de Jandira implanta sistema para agendamento de consultas e exames

A informatização da Saúde de Jandira é uma das diretrizes presentes no Plano Municipal de Saúde e, o primeiro passo para a informatização total da rede de saúde de Jandira foi dado com a implantação de um sistema de agendamento de consultas, com médico especialista, e exames.

Atualmente o munícipe comparece em uma Unidade de Saúde da cidade e é atendido por um médico clínico geral. Este médico, ao perceber a necessidade de solicitação de exames ou encaminhamento para outro médico especialista preenche e assina uma Guia para que a área de regulação faça o encaminhamento.

Anteriormente ao sistema,  um motorista da saúde fazia rondas para coletar as guias e levar para a área de regulação. Agora, com a implantação do novo sistema, logo que a Unidade de Saúde faz o cadastro da guia, a área de regulação já tem acesso às informações necessárias para o prosseguimento dos agendamentos.

De acordo com o Secretário de Saúde Fabiano Dantas, este é um grande passo na missão de trazer maior efetividade aos processos da saúde:

“Estamos trazendo a saúde de Jandira para o século 21. A implantação deste sistema já está trazendo maior agilidade no processo de encaminhamento dos pacientes para médicos especialistas e exames. Estamos trabalhando para que todos estejam familiarizados com esta inovação que permite maior eficiência e menor custo para a Secretaria”, detalhou o Secretário Dantas.

Conversamos também com o responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Cristian Gonçalves, que detalhou o processo de criação e implantação do sistema.  

“O processo de desenvolvimento do sistema de regulação nasceu do interesse de organizar e melhorar o serviço de regulação de guias da cidade. O projeto teve início em 5 de abril de 2021 e já está em funcionamento.”

Importante ressaltar, que uma das metas aprovadas para o novo Plano Municipal de Saúde (PMS), até 2025, é “Aperfeiçoar a informatização da gestão da Secretaria de Saúde, integrando informações”.

Relacionados