Sabesp se compromete a garantir 100% de fornecimento de água em Itapevi até 2018

DraRuth_reuniao_SabespPreocupada com a situação de muitos munícipes que ainda não contam com saneamento básico, a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, tem pressionado a Sabesp quanto à ampliação do fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade.

De acordo com a prefeita, o serviço prestado pela Companhia é de fundamental importância, visto que a população não pode viver sem saneamento básico.

“É inaceitável que nossa população ainda sofra com a falta de água e esgoto tratado. Eis aí a importância de um plano de metas e que o atendimento seja ampliado o mais rapidamente possível”, afirmou Dra. Ruth, em reunião realizada no dia 23 de março, com o superintendente de Negócios Oeste da Sabesp, Milton Oliveira.

Durante o encontro, acompanhado também pelo secretário do Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, a Companhia garantiu que, até 2018, Itapevi terá 100% de fornecimento de água onde houver viabilidade técnica, assim como tratamento de 100% do esgoto que hoje é coletado na cidade. Estudos técnicos da Prefeitura apontam que 30% do esgoto coletado no município é tratado e o restante é despejado ‘in natura’ no leito dos rios e córregos, causando um imenso problema ecológico e de saúde pública.

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente está elaborando o Plano de Saneamento Básico do Município de Itapevi, para atender à Lei Federal 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e que rege como um dos princípios básicos a universalização dos serviços.

Pressionada pela Prefeitura, a Sabesp vem trabalhando para mudar este quadro, com a implantação da rede coletora de esgotos na cidade. A extensão de cobertura do coletor tronco São João do Barueri e suas redes afluentes perfazem em torno de 7 km, sendo que deste total, 1,5 km estão localizados em Jandira e os 5,5 km restantes no município de Itapevi. A ação acontece graças a uma parceria entre a empresa, a Prefeitura e o Governo Federal, utilizando recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A primeira fase da obra já foi concluída e neste momento, a Companhia trabalha na implantação dos coletores secundários e interligações. O vice-prefeito Jaci Tadeu também acompanha de perto a implantação dos Boosters (bombas de pressão) que levarão água até o Jardim Vitápolis e Amador Bueno.

“Nossa estimativa, de acordo com informações da Sabesp, é que até 2018 tenhamos 100% do esgoto coletado tratado. Isso, com certeza, será muito importante para a população”, comenta Jaci Tadeu.

 


Relacionados